O mundo em olhos singulares

Sabe aquela alegria de ver um lindo arco-íris e suas cores, apreciar um campo com diversas flores diferentes ou simplesmente jogar o famoso Twister? Sabe? Pois é, eu não. Não, eu não sou uma pessoa extremamente antissocial que nunca quis participar desses eventos, o motivo é outro: sou daltônico.

Bem, a essa altura a maioria das pessoas fariam um comentário nesse calibre: "Sério? Você vê uma árvore em tons de vermelho?". Apesar de ser um comentário que muitos daltônicos, inclusive eu, não apreciam, não posso culpá-lo, porque provavelmente eu faria o mesmo tipo de comentário. Iria ficar curioso, imaginar como um alien daltônico enxerga.

Desde a minha infância nunca fui bom no quesito artístico, pintava árvores com cores diferentes, nunca descobri como um arco-íris pode ter 7 cores e sempre trocava os lápis de cor. Só descobri que era daltônico nos meus 13 ou 14 anos de idade. Como? Fui fazer um exame de vista e a oftalmologista me apresentou um teste chamado Ishihara, o teste funciona da seguinte forma: são dados vários círculos com números ou letras dentro, os círculos, as letras e os números são pintados de cores nos quais daltônicos não enxergam com clareza, por isso um número 8 para pessoas comuns, se tornam um 3 para daltônicos. Veja abaixo:
Se você viu um 3, assim como eu, parabéns! É provável que você seja um de nós. Mas voltando ao comentário sobre a árvore vermelha, não, eu não vejo árvores vermelhas, meu daltonismo é abaixo da média, às vezes, dependendo da distância, eu vejo ela cinza, nada que afete tanto meu dia a dia. Por ser um daltonismo mais leve, ele foi descoberto bem tarde, as pessoas ao meu redor também nunca desconfiaram, mesmo tirando notas "regular" em pintura (minha mãe achava que eu era meio atrasado, só isso).

No quesito "imagem", nasci com defeito mesmo... Daltônico, com astigmatismo, não consigo ver filmes ou jogos 3D e sonho em preto e branco (ou cinza, não sei definir muito bem). Mas, fora isso, sou uma pessoa totalmente normal.

Bem, para as pessoas mais curiosas existe um site interessante onde você carrega uma imagem e ele converte as cores para que pessoas "normais" consigam ver aos olhos de um daltônico. No site também tem várias outras ferramentas para você se aventurar um pouco no "nosso mundo". Basta clicar aqui.


Fonte das imagens (respectivamente): Ibrau e Procurando Vagas.

0 comments:

Postar um comentário