Sustentabilidade: um desafio

A sustentabilidade, um assunto muito discutido na atualidade, é, na verdade, um desafio. Precisamos conseguir ser sustentáveis o mais rápido possível, não basta que seja apenas uma nova utopia nem que seja apenas puro modismo.

Primeiramente, é preciso ter em mente o conceito de sustentabilidade. "Sustentabilidade" origina-se do verbo "sustentar", que significa "prover do necessário para a conservação da vida". Assim, uma sociedade sustentável é aquela que preenche suas necessidades, aproveitando ao máximo os recursos naturais, mas de uma maneira que não prejudique a biodiversidade. Nossa sociedade precisa ser dessa forma se quiser garantir sua sobrevivência, e é por isso que se fala tanto em desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento sustentável é o crescimento econômico e social capaz de atender às necessidades do presente sem ameaçar o futuro. As nações – especialmente aquelas com grande potencial de crescimento, como o Brasil – estão enfrentando, hoje, esse desafio que é a sustentabilidade. Pode parecer que não, mas crescer e se tornar uma potência mundial e ao mesmo tempo ser ecologicamente correto, ser economicamente viável, ser socialmente justo e ser culturalmente aceito é possível, o desafio está em encontrar formas que possibilitam conseguir isso.

É aí que a utopia "entra na história". A utopia é uma forma de se idealizar uma sociedade perfeitamente do modo que se deseja. Neste caso, a utopia serve para a idealização de uma sociedade sustentável, equilibrada e em harmonia. A utopia é importante para se resolver o desafio da sustentabilidade porque ao criar a idealização dessa sociedade sustentável, ela incentiva e estimula a criação e a perpetuação de ideias concretas para solucionar esse desafio, além de ser uma resposta otimista à distopia tão presente ultimamente (as previsões pessimistas a respeito do futuro da Terra são exemplos da distopia).

Entretanto, com a dissimulação da ideia de sustentabilidade, este termo vem sendo usado de maneira aproveitadora para gerar lucro para o marketing e para a publicidade. Um produto, uma marca ou uma empresa que promove a sustentabilidade tem a tendência de lucrar mais (mesmo que não seja sustentável na realidade), tendo em vista que ser sustentável é vendido por alguns como puro modismo, e moda vende.

Em conclusão, apesar de alguns considerarem a sustentabilidade uma nova utopia ou um puro modismo, precisamos ter em mente que ela não é apenas isso, a sustentabilidade é um desafio real que precisa ser solucionado sem demora, enquanto ainda há tempo. 

Fonte da imagem: SUTMUNDO.

0 comments:

Postar um comentário