Rock vs. funk e a superioridade musical

Uma das coisas que mais me assusta – e enoja – na internet é a forma como as pessoas expõem seus preconceitos – dentre outras coisas obscuras – sem nenhuma culpa, coisa que eu não acredito ser resultado de uma ação ingênua, mas sim da sensação de segurança que o mundo virtual oferece para expor à vontade seus pensamentos, seja lá quais sejam.


No Facebook, rede social que, atualmente, é a mais acessada no Brasil, é possível ver a transparência das pessoas em relação a seus preconceitos, seja de forma sutil ou não. Um exemplo disso são as imagens virais que comparam músicos do rock com os de funk, mostrando uma suposta superioridade musical. São imagens cujas comparações caracterizam-se pela ausência de qualquer argumento decente. Ainda assim, o pior de tudo é ver o número de pessoas que as compartilham e dão continuidade a essa disputa sem sentido.

As imagens, em especial aquelas que favorecem o rock, são extremamente preconceituosas principalmente em termos racial, sexual e sócio-econômico. Os argumentos se limitam a comparações de mulheres brancas, magras e tidas pela sociedade como "bonitas" com mulheres de pele parda/negra, geralmente acima do peso e que, diga-se de passagem, sofrem muito mais preconceito pela cor da pele que têm do que por apresentarem uma tatuagem qualquer, como suas "adversárias". É engraçado como ninguém usa a imagem de Beth Ditto, Cássia Eller ou Jimi Hendrix para representar o tão superior rock 'n' roll. Mais engraçado ainda é como as pessoas simplesmente esquecem todos os negros que deram origem ao rock – que não surgiu com Elvis Presley, como muitos pensam, e sim com pessoas como Chuck Berry e Little Richard.
Valesca Popozuda
Na época em que o rock surgiu, nos EUA, e uma porcentagem das pessoas brancas começaram a apreciá-lo e até mesmo a cantá-lo (e aí é que o Elvis entra), o rock era tido como música que rebaixava os brancos ao nível dos negros. Qual outro cantor branco rebolava como Elvis antes dele mesmo? Ninguém. Porque só os negros faziam isso. E mesmo quando os brancos tiveram que ceder ao sucesso do Rei, muitas emissoras de televisão o filmavam apenas da cintura para cima, pois aqueles movimentos executados por seus quadris eram uma obscenidade aos valores da família americana, racista e conservadora. 

Em outras palavras, o rock é algo que contribuiu contra o preconceito, e é isso que, acredito eu, todos deveriam se orgulhar sobre esse estilo musical. Ele é um dos motivos pelos qual temos mais igualdade racial e liberdade sexual (principalmente nós, mulheres).

Outra comparação é o nível de escolaridade dos músicos, em que Bruce Dickinson, que é PhD, ganharia vantagem. Mas afinal, quantos rockstars abandonaram a escola? E a crítica expressa em Another Brick in The Wall, do Pink Floyd? Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, abandonou a escola antes de completar o Ensino Médio e depois teve que trabalhar como faxineiro desta. E isso não o impediu de compor o maior hino do grunge, Smells Like Teen Spirit.

O funk é cantado por pessoas da favela, sim. Eles nasceram lá, são pobres e cantam sobre a realidade em que vivem. Isso não é um manifesto social? Eles se manifestam pela favela, assim como Bob Dylan (que, apesar de ser um cantor folk, é uma das maiores influências do rock) se manifestou por tudo aquilo que estava vivendo nos anos 1960.
Joan Baez e Bob Dylan na Marcha de Washington pela liberdade, trabalho, justiça social e fim da segregação racial.
Em meio a tantas críticas em relação às cantoras de funk por simplesmente cantarem sobre sexo como os homens e exibirem seus corpos, parece que todos ignoram Cherrie Currie, vocalista das The Runaways, cantando de lingerie no palco com as pernas abertas; da Courtney Love, vocalista do Hole, exibindo os seios. Não faz sentido defender um gênero musical com tanto machismo e pseudo-puritanismo. Rock 'n' roll é sexo. É vulgaridade. É antipuritano. É liberdade. E ainda bem!

Portanto, nenhum estilo musical é superior ao outro e gostar de rock não faz ninguém superior a alguém que gosta de funk ou vice-versa, e o mesmo é válido para cor de pele, nível de escolaridade e condição social e econômica.

Rita Lee
Fonte das imagens (respectivamente): BRgag, Ativismo de Sofá, Wikipedia e Cifra Club News.

14 comments:

  1. Concordo que temos que acabar com o preconceito, todavia, mantenho a opinião contrária a sua quando diz "Portanto, ambos os estilos musicais são a mesma coisa". O Rock tem a parte mais pervertida ligada a busca de liberdade, ao qual já temos hoje.
    Como no meu ambiente escolar eu sou obrigada a ouvir funk direto, (por causa das malditas caixas de som), pude reparar da forma como é relatada a mulher nas letras. No rock a tratam com delicadeza, amor, e até mesmo quando falam de traição conseguem encaixar palavras doces (temos exceções, obvio, mas é apenas, em média, 5%), já no funk, ela é relatada como objeto de uso sexual apenas, falam dela como submissa.
    A parte de submissão da mulher é querer uma regressão, e é mais humilhante quando elas se fazem submissas e objeto apenas de uso. Não sou feminista, mas é impossível ouvir, involuntariamente, alguém cantar isso e não se sentir ofendida.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo eu sou o dono de uma dessas comunidades Anti-Funk é eu discordo de você pois a comunidade foi feita não pelo preconceito e sim pelo fato do nosso pais gosta disso que se diz cultura.Pornografia, isentivo a violência,utilização da mulher como objeto,atentado ao pudo entre outros.A comunidade foi feita para mostra a realidade.Não para forma pessoas preconceituosas.O funk suja o nome do nosso pais.

    ResponderExcluir
  3. Rita Lee suja o nome dos Rockeiros para min ela já mais vai ser uma rockeira nunca.Ela utiliza destes métodos para aparecer na mídia.

    ResponderExcluir
  4. Se vc pensar um pouco. Rock é um tipo protesto.

    ResponderExcluir
  5. Rock fala de praticamente tudo,desde sexo e drogas,até mitologia ,política,amor , religião,Deus o diabo,enfim ,o problema do funk pra.mim.ao menos , é nque não passa nada,Batista reperitiva,sem graça ,letra horrível em grande parte que fala de sexo de uma.forma.banal ,"chama o SAMU,dei pra 3 caras dei hemorragia no cu",além dos vocais serem desafinados enfim,não consigo ver inspiração nenhuma nisso,e.acho sim que a música deve ter seu grau de qualidade,pq senão não existiria faculdade de músicas pras.pessoas se aprimorarem,mas.hj em.dia.ng liga pra isso,qualquer ritmo batido letra repetitiva e que qualquer escrever já faz sucesso,parece que o.senso critico jaz morto

    ResponderExcluir
  6. Preciso ser sincero. Você só falou merda. E a parte em que os funkeiros dizem que somos drogados, viados, satanistas, alienados, etc? Nunca vi um funk que realmente canta a realidade das favelas, com exceção daqueles mais antigos, mas o que criticamos são aqueles funks que tratam as mulheres como objetos, que endeusam o uso de drogas, estupro e outras porcarias. Depois, as imagens que são a favor do rock em sua maioria tem argumentos válidos, no caso do funk, é que eu realmente vejo preconceito e essas coisas que você falou. Depois, dizer que uma pessoa é bonita só porque é negra, isso sim é racismo. Existem mulheres bonitas entre todas essas chamadas "raças", nenhum grupo é favorecido, somos todos humanos. Portanto, antes de dar uma crítica vazia e sem conteúdo, pesquise um pouco antes.

    ResponderExcluir
  7. De qualquer forma, rock é muito superior ao funk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdi tempo lendo uma opinião tão babaca afff
      Ainda termina falando que não tem estilo superior a outro
      Bom enfim li também os comentários e não preciso repetir, nossos colegas já responderá
      Só um detalhe, funk do rio de janeiro é lixo, pois só tem a batida,não temos Boa letra e praticamente zero de melodia
      Como pode comparar isto com música?
      O detalhe não está no que vc diz ser preconceito racial ou qualquer outra coisa
      A música no todo é muito ruim
      Que nem pode ser chamado de música(é uma ofensa)
      Neste país estamos com muita cultura ruim

      Excluir
    2. Por que quer defender algo tão ruim?
      Você pelo que parece só é parte da "massa"
      Escuta o que manda ouvir,come o que te manda comer e veste da mesma forma
      Para ser um bom profissional em qualquer área, tem que estudar não é?
      É por que para fazer música não?
      O problema do Brasil é aceitar tamanha porcaria e fazer nossas crianças consumir tanto lixo

      Excluir
  8. Com todo o respeito eu penso que o Rock é infinitamente superior.

    ResponderExcluir
  9. O Rock é atemporal e universal,por isso é superior.

    ResponderExcluir