Música e talentos nacionais

Para você que acredita no mito de que para ser música boa ela tem que ser estrangeira, só tenho uma coisa para lhe dizer: você está mais do que enganado, meu caro. Mas isso é compreensível, todos nós somos vítimas da cultura de massa, vemos e ouvimos o que a mídia nos apresenta, vivemos em um país onde nós mesmos nos consideramos inferiores ao que é estrangeiro. No entanto, não vim aqui para criticar e sim para lhe apresentar músicas boas (e nacionais) que irão agradar aos seus ouvidos.

Eu poderia passar o dia falando sobre bandas e cantores fantásticos que, infelizmente, são pouco conhecidos, mas, como sei que se eu escrever demais ninguém vai ter coragem para ler tudo, vou tentar resumir ao máximo.


Para começar, eu vou falar sobre a Tiê. Tiê (quase minha xará) é uma cantora paulistana, de 32 anos, que tem uma voz linda e apaixonante. Sua música é calma e suave, ótima opção para relaxar e descontrair, sendo uma mistura de MPB, folk e música alternativa. Tiê é o tipo de artista que agrada e encanta aos fãs de praticamente todos os gêneros musicais.


Agora passo a vez para uma banda brasiliense, formada em 1998, que possui um talento e uma criatividade a mil: Móveis Coloniais de Acaju. A banda já participou de diversos festivais (dentre eles, o último Rock in Rio) e já esteve ao lado de bandas como Weezer, Barão Vermelho e Los Hermanos. Eles possuem um som alternativo, fortemente influenciado por três vertentes do rock: o art, o pop e o indie.


Acredito que o grupo musical sobre o qual comentarei a seguir seja o mais conhecido. Todos já devem ter ouvido falar no Teatro Mágico. Com uma junção de circo, teatro, poesia, música, literatura e política, eles são um grupo extremamente fantástico que consegue brincar com as palavras e as melodias de uma forma única. Simplesmente têm o poder de nos envolver e fascinar diante de cada música e vídeo apresentado.


Por fim, termino minhas indicações com um cantor de rap e soul sem igual: Criolo. Além de cantor, Criolo também é compositor, e surpreende a cada música. Suas letras são bem construídas, seus versos são marcantes e, como resultado, suas canções são belas poesias.


Bom, existem milhares de artistas escondidos pelo país esperando para serem descobertos, com talentos para serem reconhecidos, com músicas para serem apreciadas, basta darmos uma pequena pausa nas nossas playlists diárias e escutar o que eles têm a nos oferecer. Garanto para você que não será perda de tempo.

Fonte da imagem: Last.fm.

0 comments:

Postar um comentário