O peso de carregar o personagem

Quem nunca assistiu a um filme e viu um ator extremamente conhecido por um determinado personagem e como não se lembrou de seu nome o chamou pelo nome do personagem?

Alguns atores e atrizes ficam famosos por um determinado personagem que fizeram e algumas vezes, mesmo interpretando outros personagens, ficam conhecidos apenas pelo de maior sucesso. O problema é comum, já afetou grandes estrelas do cinema e das séries de TV. 

Os hollywoodianos chamam de typecasting o fenômeno em que os atores e atrizes tornam-se conhecidos por interpretar personagens clássicos e, depois disso, não conseguem ser vistos de outra forma. Eles sempre correm o risco de decepcionar os fãs ao atuar em papéis que entram em choque com a identidade do personagem, até porque, geralmente, o protagonista tem um caráter positivo e qualquer desvio nessa conduta pode significar um afronta ao público.

São muitos os artistas que não conseguem trabalho ao fim de um filme ou de uma série de sucesso. Os elencos de longas séries de TV são os mais suscetíveis ao typecasting. Seus atores dificilmente se destacam em outros papéis. Quando aparecem em trabalhos diferentes, a comparação é inevitável. Na tentativa de serem lembrados como eles mesmos, mudam os trejeitos e o visual, mas a reação típica do público é de estranhamento e, por vezes, de repulsa. Um exemplo disso é o ator Matt LeBlanc, que interpretou o Joey na série de TV "Friends".

Diversos motivos colocam o ator na sombra de seu personagem. Geralmente, seu talento é limitado ao papel de sucesso. Ou então, marcas de seu visual só combinam com um perfil. É o caso dos intérpretes que, pela expressividade, só fazem filmes de terror ou das atrizes que, devido à beleza exagerada, estão fadadas ao femme fatale. E há também os galãs que dificilmente são escolhidos para interpretar vilões e ficam fadados aos mocinhos. 

Há os atores que tentam se livrar do efeito do typecasting e conseguem, como é o caso de Jim Carrey que é carimbado pelo humor, mas provou o seu talento no drama em "Show de Truman" (1998) e "O Mundo de Andy" (1999). Outro exemplo é George Clooney, que ficou conhecido no seriado "E.R." (no Brasil, Plantão Médico), mas depois despiu o jaleco do Dr. Ross e emplacou uma carreira de sucesso no cinema. 
As muitas faces de Johnny Depp.
A maior parte dos atores quer preservar o próprio nome. Al Pacino será sempre Al Pacino, apesar de ter interpretado um dos mais marcantes personagens do cinema: Michael Corleone, o filho caçula em "O Poderoso Chefão" (1972). O exemplo de Johnny Depp é parecido, o ator carrega um nome de peso após interpretar fortes papéis em "Edward Mãos-de-Tesoura" (1990), "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (1999) e "Piratas do Caribe". 

Muitos atores passaram por essa situação delicada. Alguns já aceitaram a caricatura do personagem por toda a vida, outros continuam fugindo, e há aqueles que morreram sem conseguir novos papéis.

Fonte da imagens (respectivamente): Lost in Idaho e Pensamentos Ocultos.

0 comments:

Postar um comentário