Respeito à terceira idade

O medo de envelhecer está tomando conta da sociedade. Ninguém mais quer crescer e se tornar aquela pessoa idosa da qual tanto a sociedade – com exceções, claro – julga ser inválida, ignora e exclui do seu meio social. Podemos perceber que, atualmente, os idosos estão em condição de invisibilidade social – estão presentes, porém muitos não são notados.

Nos dias de hoje, devido ao grande avanço tecnológico, a sociedade possui maior qualidade de vida e de saúde. É um ponto positivo, porém problemático já que haverá um envelhecimento populacional em todo o mundo. O que nos leva a perguntar: e qual é o problema nisso? O problema é que a sociedade não está preparada para lidar com as questões sociais e psicológias ligadas ao envelhecimento, gerando, então, um conjunto de dificuldades e sofrimentos na vida das pessoas idosas – destacando-se a violência.

A violência contra a pessoa idosa é um crime e, assim como qualquer crime, não devemos aceitá-lo no meio social. Não podemos ver e dizer: “Ah, é normal”, porque não tem nada de normal nisso. É importante que a vítima denuncie, apesar do medo - afinal, não se pode ficar calado diante de uma situação como essa.

Em 2006, o dia 15 de junho foi instituído pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data é marcada por passeatas, campanhas e eventos com a finalidade de mobilizar e sensibilizar a sociedade para a proteção dos nossos idosos.

Não devemos valorizar apenas os jovens e esquecer da terceira idade. Os idosos também são de extrema importância para o futuro. As experiências de vida, os ensinamentos, as reflexões, tudo conta como um passo para um futuro melhor.

É preciso uma mudança na visão sobre a população que está envelhecendo, foram eles quem construíram a nossa história – e sempre será assim, não há como mudar, mas o que pode mudar são as nossas atitudes.


Fonte da imagem: Violência Não.

0 comments:

Postar um comentário