Luz, câmera... corta!

Alguns filmes que marcaram a minha infância, e provavelmente a sua também, foram feitos usando a técnica de stop motion. Alguns desses filmes são "O Estranho Mundo de Jack" (1993), "A Fuga das Galinhas" (2000) e "A Noiva-Cadáver" (2005). Essa é uma técnica de animação quase tão velha quanto o cinema e que ganhou fôlego com o filme dirigido por Tim Burton em 1993.

A técnica de stop motion é fascinante, uma vez que o trabalho é braçal, sendo necessários 24 quadros por segundo (padrão do filme convencional) e só assim, ao unir a sequência de imagens, cria-se a ilusão de movimento. Uma animação usando tal técnica requer um domínio perfeito do movimento, uma vez que consiste em fotografar um objeto real várias vezes, com mudanças mínimas de posição a cada "click".

Essa técnica tem alcançado resultados louváveis nas telas e é capaz de dar vida a seres inanimados e de produzir efeitos incríveis e impossíveis com lápis, papel ou desenho vetorial. O custo de produção é alto e a dedicação para a produção de um filme é praticamente integral, ainda assim grandes estúdios apostaram na técnica e criaram verdadeiras obras-primas como "Wallace e Gromit: a Batalha dos Vegetais" (2005).

O filme em stop motion que se utilizou mais tecnologia e mecanismos na produção dos bonecos foi "A Noiva-Cadáver". Alguns pontos dos rostos dos personagens possuíam engrenagens que permitiam mover as feições lentamente, o que resultou em sorrisos, testas franzidas, sobrancelhas expressivas e todo tipo de emoções que se quisesse simular. O cuidado e preocupação com os detalhes foram tão grandes que para retratar uma simples piscada da noiva foram usados 28 quadros diferentes.



O primeiro a utilizar tal técnica foi Georges Méliès. Ele aplicou as primeiras noções de stop motion no filme "Viagem à Lua" (1902). Filmava uma imagem, parava a câmera, alterava a imagem, filmava novamente, parava a câmera e alterava de novo a imagem.

Essa técnica foi muito usada também nos filmes em que monstros e outras personagens fantásticas contracenam com atores de verdade. Bonecos feitos com muita arte e com engenhosos mecanismos de movimento eram filmados quadro a quadro. Em seguida, a animação era composta sobre o filme, no qual as imagens dos atores de verdade estavam gravadas.

“A neurose faz parte da vida do animador de stop motion. 
Ele deve manter os cenários e os bonecos intactos nos meses que serão trabalhados.”
(Fábio Yamaji, brasileiro especialista em stop motion)

Fonte das imagens (respectivamente): Cinema Design e Listas de 10.

0 comments:

Postar um comentário