Alguns filmes que
marcaram a minha infância, e provavelmente a sua também, foram feitos usando a
técnica de stop motion. Alguns desses filmes são "O Estranho Mundo de Jack" (1993), "A Fuga das Galinhas" (2000) e "A
Noiva-Cadáver" (2005). Essa é uma técnica de animação quase tão velha quanto o
cinema e que ganhou fôlego com o filme dirigido por Tim Burton em 1993.
A técnica de stop motion é fascinante, uma vez que o trabalho é braçal, sendo necessários 24
quadros por segundo (padrão do filme convencional) e só assim, ao unir a
sequência de imagens, cria-se a ilusão de movimento. Uma animação usando tal
técnica requer um domínio perfeito do movimento, uma vez que consiste em
fotografar um objeto real várias vezes, com mudanças mínimas de posição a cada "click".
Essa técnica tem
alcançado resultados louváveis nas telas e é capaz de dar vida a seres
inanimados e de produzir efeitos incríveis e impossíveis com lápis, papel ou
desenho vetorial. O custo de produção é alto e a dedicação para a produção de
um filme é praticamente integral, ainda assim grandes estúdios apostaram na
técnica e criaram verdadeiras obras-primas como "Wallace e
Gromit: a Batalha dos Vegetais" (2005).
O filme em stop
motion que se utilizou mais tecnologia e mecanismos na produção dos bonecos foi "A Noiva-Cadáver". Alguns pontos dos rostos dos personagens possuíam
engrenagens que permitiam mover as feições lentamente, o que resultou em
sorrisos, testas franzidas, sobrancelhas expressivas e todo tipo de emoções que
se quisesse simular. O cuidado e preocupação com os detalhes foram tão grandes
que para retratar uma simples piscada da noiva foram usados 28 quadros
diferentes.
O primeiro a
utilizar tal técnica foi Georges Méliès. Ele aplicou as primeiras noções de
stop motion no filme "Viagem à Lua" (1902). Filmava uma imagem, parava a
câmera, alterava a imagem, filmava novamente, parava a câmera e alterava de
novo a imagem.
Essa técnica foi muito usada também nos filmes em que monstros e outras personagens fantásticas contracenam com atores de verdade. Bonecos feitos com muita arte e com engenhosos mecanismos de movimento eram filmados quadro a quadro. Em seguida, a animação era composta sobre o filme, no qual as imagens dos atores de verdade estavam gravadas.
“A neurose faz
parte da vida do animador de stop motion.
Ele deve manter os cenários e os
bonecos intactos nos meses que serão trabalhados.”
(Fábio Yamaji, brasileiro especialista em stop motion)
Fonte das imagens (respectivamente): Cinema Design e Listas de 10.
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