Ideologia: queremos uma para quê?

O Brasil está sendo bastante movimentado nos últimos dias por manifestações e protestos que se estendem a cada canto do país e, conforme os dias passam, o número de seus manifestantes cresce surpreendentemente. Todos gritam frases como “O Brasil acordou”, “Todos contra a corrupção”, “Queremos mais saúde e educação e menos Copa”, mas a questão é: dentre tanto “querer” existe um “por quê”?

Tudo começou com o aumento da passagem de ônibus, em São Paulo, de R$3,00 para R$3,20, o que foi, para muitos, o estopim para todas as injustiças que a população suportava até aquele momento, levando inúmeros paulistanos às ruas para manifestar e exigir seus direitos de cidadãos e mostrar que não são estúpidos como o governo pensa. Entretanto, o que seria apenas mais uma reivindicação, acabou por influenciar todo o Brasil e, ontem, 17 de junho, levou cerca de 210 mil pessoas às ruas de todo o país a protestar por seus direitos e buscar melhorias para o país. Eu acredito que o povo pode, sim, mudar o país, mas o que vi em algumas dessas manifestações é que não está havendo um foco e um objetivo a se alcançar. Ora, não me entenda mal, eu sei que todos buscam por direitos, mas eu pergunto: quais direitos? Saúde, educação e segurança? Mas qual é o plano para quando houver uma discussão entre autoridades e manifestantes? Apenas exigir seus direitos? Dizer "eu quero e quero isso agora"? Não sei se eu estou sendo clara, mas tentarei explicar melhor.

Eu presenciei a manifestação que ocorreu aqui em Belém, no Pará, onde mais de 10 mil manifestantes ocuparam uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Almirante Barroso, e, assim como no Brasil inteiro, em geral, criticavam o governo, a Copa e pediam por melhorias. Todos gritavam "Vem pra rua” para chamar as pessoas que estavam nas janelas de seus apartamentos e casas, vi diversas pessoas saírem de ônibus que passavam ao lado da manifestação para se unir ao grupo, havia um grande número de bandeiras brancas penduradas em janelas etc, foi, de fato, algo grandioso, tanto para quem presenciou quanto para a cidade em si. Porém, durante todo o percurso, eu me perguntava “Ué, e as melhorias para a cidade ninguém vai reivindicar?” - afinal, o nome é Manifesto Belém Livre - e a conclusão que eu tive foi de que não era bem uma manifestação para a cidade, e sim para o Brasil. Ou seja, não havia um foco a ser buscado além das “melhorias para o país”. Ou seja, não havia algo sendo exigido para a nossa cidade em si - e, se havia, estava bastante diluído naqueles gritos por “mais educação, menos Copa”. Como eu disse, foi, sim, algo grandioso, mas, em minha opinião, poderia ter sido focado em algo mais específico para a cidade e/ou estado.

Por exemplo, em São Paulo, por mais que não seja apenas por 20 centavos, o foco do protesto são as passagem de ônibus, assim como no Rio de Janeiro. Então, por que não começar a protestar, mas protestar por razões claras e objetivas? Que o manifesto de cada cidade seja próprio para as necessidades da mesma. Que o Brasil se una para lutar pelos direitos de todos os movimentos sociais - que, por sinal, nunca estiveram dormindo - e transformar o Brasil em um lugar mais igualitário e longe dos rótulos e preconceitos.

Eu vi (e vejo) diversas pessoas (não todas, claro) aderindo aos manifestos sem nem saber ao certo o porquê. Eu vejo pessoas lutando contra a corrupção, mas a corrupção de quem? Eu vejo pessoas que vão protestar e se dizem revolucionárias, mas que jogam lixos na rua - que hipocrisia, não? Pessoas que lutam por democracia, mas que ainda mantêm certo preconceito com o outro; pedem por justiça, mas desobedecem leis; pedem por um Brasil melhor, mas não conseguem começar mudando si mesmas. Pessoas que vaiam a presidenta, mas que se não fossem por ela e seu antecessor eles nem ao menos estariam presenciando aquele momento de Copa do Mundo. E por falar em Copa, por que não parar de criticar e ser contra esse evento, visto que já está aí e dificilmente irá ser deletado do nada, e pensar em maneiras de utilizá-lo em pró da população brasileira? Por que não investir em ideias que possam usar esse momento de grande repercussão mundial para mudar a realidade do Brasil? Basta um plano, força de vontade e pessoas que querem mudar - e pessoas para isso é o que não falta, visto a força do brasileiro nessas manifestações. É claro que o governo atual tem suas falhas e faltas com a população, mas tentem lembrar não só dos erros, mas também dos acertos e melhorias já feitas. Se estiverem sendo justos, vão ver que as melhorias foram inúmeras (ainda que precise de bem mais).

Não estou falando para que parem com os protestos e manifestações, pelo contrário, espero que todos nós continuemos lutando por um país melhor, porém que esta luta não seja apenas para exigir, mas também para agir em pró de seus desejos. Que todos saibam exatamente o que querem e pelo o que estão lutando. Que todos saibam o que estão fazendo pelo país e não apenas postem em redes sociais o quanto são “revolucionários”. Espero que esse anseio por melhorias não seja momentâneo, mas eterno. Espero que não fiquem cegos de razão e acabem por transformar esse momento que pode ser - e para alguns já é - histórico simplesmente em vontades, mas que, se forem feitos da maneira certa, tudo pode se realizar e, enfim, ser devolvida a ordem para o Brasil.

Fonte das imagens (respectivamente): Rede DemocráticaBlog da Folha.

13 comments:

  1. Sua opinião é semelhante a minha: http://www.folhadopoder.blogspot.com.br/2013/06/o-despertar-de-um-povo.html

    ResponderExcluir
  2. Em certa parte eu concordo com você. Mas este é um instante que discordo: "Pessoas que vaiam a presidenta, mas que se não fossem por ela e seu antecessor eles nem ao menos estariam presenciando aquele momento de copa." Ao invés desse momento de "copa", podíamos, hoje, está comemorando um país melhor, com um nível de educação alto, um nível alto de saúde do Brasil se não fosse essa copa, que custou bilhões de reais, BILHÕES. Aliás, essa copa foi feita para a elite do povo brasileiro, não para todos. Muitos falam que o grande feito de Lula foi quitar a dívida externa do país, mas e a interna? Essa cresceu, e muito. A externa já voltou a aparecer de novo. Vale lembrar também que a próxima olimpíada(2016) vai ser realizada aqui, até lá, mais bilhões vão ser gastos(roubados) para sediar tal evento.
    Enfim, gosto muito de futebol, mas sou contra essa copa no Brasil, se essas manifestações continuarem ela -a Copa- pode ser transferida para a Inglaterra, que tem suporte tranquilo para substituir o Brasil. Mas, reflete aí, e se esses bilhões que foram e qua ainda vão ser gastos fossem investidos em educação? Aah! E já que você sugeriu, me diga aí um modo de como utilizar a copa em pró do povo brasileiro?

    ResponderExcluir
  3. Em Belém o "motivo principal" não foi todo o problema que existe em volta do BRT?

    ResponderExcluir
  4. No momento em que falei sobre estarem presenciando o momento de copa, me referi àquelas pessoas que estavam no estádio vaiando a presidenta, afinal, eles compraram seus ingressos, estavam sentados no estádio reformado, logo, com que moral eles estariam vaiando? Quase o total que estava presente naquele jogo era elite, como você disse, foi feito para a elite e não para o povo. Se eles quisessem ser contra esses feitos, que ficassem em casa, não comprassem o ingresso (que, por sinal, não era nada barato) como forma de protesto. Não estou dizendo que sou a favor de todos esses gastos, mas pense comigo, eles já foram feitos, o que seria desistir de tudo agora? Por que não houveram todas essas manifestações contrárias logo quando anunciaram que a Copa seria aqui? Sendo assim, por que não começar logo a protestar contra a olimpíada de 2016?
    Eu não digo que eu prefiro a falta de educação e saúde por estádios e futebol, jamais. Mas por que não usar toda essa repercussão para promover projetos sociais (nas periferias, por exemplo)? Diversas ONG’s poderão buscar por um maior apoio também. E sabia que o esporte pode ser usado como forma de superação para muitas pessoas? Sem contar que, com um evento desse porte, muitas falhas no país irão aparecer (algumas mais ainda) e será mais um motivo para o governo tomar maiores iniciativas.
    Eu não digo que a Copa é a melhor coisa que o país precisa no momento, mas seria bom começarmos a procurar pontos positivos nisso tudo, afinal, os problemas estão aí, não devemos buscar por eles, mas sim pelas soluções.

    ResponderExcluir
  5. Não exatamente. Apesar de ter o BRT no nome, em Belém, foi algo bem geral. Foi deixado claro que não teria algo específico nessa primeira manifestação de Belém, mas também não houve uma certa preocupação em focar nos problemas gerais da cidade, mas sim de todo o país.

    ResponderExcluir
  6. Exemplo: você é fanática por futebol, mas sabe que a copa no Brasil está sendo e vai ser, ano que vem, uma forma de "ganhar" dinheiro. Você deixaria de ver sua seleção jogar por causa disso?
    Sim, eu sabia que esportes podem ser usados como forma de superação, mas você acha que vão liberar esses estádios gratuitamente para tais projetos? Gastaram muito para construi-los e vão, sim, querer recuperar esse dinheiro gasto, portanto, vão cobrar e vão cobrar caro para que eles sejam usados, fora os gastos com energia, que vão ser muito altos.
    Muitos problemas estão acontecendo, e é por isso, também, que muitos protestam. Se preocuparam muito -claramente- com os estádios, mas não pensaram em transporte público, melhoramento de vias, aeroportos, rodoviárias, coisas que ajudariam muito mais a sociedade brasileira de modo geral.

    ResponderExcluir
  7. Mas olhe a incoerência: se a pessoa é fanática por futebol, ela estaria aproveitando esse momento, e não sendo contra. Tudo bem, ela sabe da questão dos gastos, mas não quer deixar de ver a seleção, então por que não ver pela televisão? Ora, vamos aos fatos, aquelas pessoas que estavam lá era a elite de direita que mal vê a hora da saída da esquerda do poder. O povo de fato estava em suas casas (muitas delas ganhas com ajuda do governo) assistindo com a família e amigos. Pessoas que realmente são contras à Copa no Brasil não iriam se submeter a todos esses gastos. Pense no impacto que seria se todos deixassem de comprar os ingressos e não fossem ver os jogos?
    E, não, eu não acho que iriam liberar os estádios, mas não é exatamente preciso disso. A Copa é um momento no qual sempre aparece aquele sentimento de companheirismo, todos se juntam, gritam, torcem. Há aquele nervosismo, aquela aflição, aquela felicidade e tristeza. Sendo desta vez no Brasil, claro, muitos não irão querer fazer feio e é daí que podem surgir inúmeros grupos solidários e conscientes que irão se unir para, por exemplo, lutar por um Brasil mais limpo (sim, a questão do lixo), fazer oficinas e projetos para decorar uma cidade (o artesanato é um grande aliados a projetos sociais) etc, não é preciso nada muito grande para mudar, conscientizar e ajudar pessoas e o país. Mas se o problema for o acesso aos estádios, por que não protestar para todos nós termos acesso aos mesmos?
    Repetindo, eu tenho, também, conhecimento de todos os problemas que estão por trás da Copa, porém, primeiro, não é possível desfazer as reformas ou destruir os estádios para obter os gastos de volta; segundo, melhorias em infraestrutura foram feitas também (ainda que falte bastante); terceiro e último e apenas outra repetição, se o governo faltou com as melhorias em infraestrutura, vai ser neste momento que irão aparecer (mais ainda) as críticas e forçar o governo a tomar maiores e melhores iniciativas.

    ResponderExcluir
  8. Ok, então, senhora sabe tudo.

    Como eu havia pensado, você foi no manifesto para observar e criticar, vá em frente, defenda a presidente e lute por seu partido. Incrível, você quer melhoras, mas defende o governo atual.

    ResponderExcluir
  9. Não sei de tudo, apenas estou analisando a situação ao meu ver. Cada um tem uma opinião e essa foi a minha.
    Sobre o manifesto, não, eu não fui apenas para criticar. Foi ótimo, porém senti falta das reivindicações para a cidade, pois imaginei que fosse voltado mais para a região. Em momento algum eu afirmei ser contra ou a favor do governo atual, da mesma forma que falei que houveram melhorias, também disse que muito ainda precisava ser feito.
    Desculpe, então, pela minha ignorância, estava apenas tentando fazer uma análise imparcial da situação. Boa noite e até algum dia.

    ResponderExcluir
  10. Se você não sabe de tudo, por que afirmou no outro comentário que sabia?

    Este é o problema de vocês blogueiros, acham que sabem demais, que são os donos da verdade. Se você der uma lida no seu texto e em todos os seus comentários, você verá que se contradiz. Boa noite e até mais.

    ResponderExcluir
  11. Eu falei que sabia não só das melhorias, mas também dos problemas do governo atual, porque, do jeito que você falava, parecia que eu não estava olhando para todos os problemas e só defendendo. Tudo é algo bastante generalizado, não generalize minhas palavras, ou será que só porque uma pessoa faz uma analise de algo ela é a dona dessa verdade? Eu fiz uma analise do meu ponto de vista, se é a verdade, talvez para mim, mas se não é para você, sinto muito.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto! Como eu já havia dito: Hoje somos manifestantes, mas daqui á três anos e meio seremos eleitores! E todos esses protestos tem que surgir efeito nas urnas!

    ResponderExcluir
  13. http://www.portalcastanhal.com.br/blog/blog.php?idblog=1269

    Lei isso, Tie Okajima. Aí você me diz se dá não dá pra fazer com que o governo se arrependa

    ResponderExcluir