Muita calma nessa hora

Em meio a tantos manifestos e tanta empolgação, eu também não poderia deixar de falar um pouco sobre tudo que vem acontecendo. Calma, não passarei horas escrevendo e nem vou prolongar o texto falando demais, serei bem objetivo.

Empolgação, quem nunca se empolgou por algo? Seja por um filme, um ambiente novo, pessoas novas... Um sentimento que nos deixa elétricos e, às vezes, faz com que ajamos sem pensar. E isso é o que vem ocorrendo com muitas pessoas ultimamente.

Sim, pode parecer emocionante e cool participar de tudo que anda rolando, mas vale frisar que não devemos agir apenas por impulso, sobrepondo a emoção à razão. Hoje, por exemplo, acompanhei por uns instantes um grupo que estava protestando no centro da cidade. Abordei um indivíduo que estava segurando um cartaz escrito: “Diga não a PEC 37”, perguntei para ele o que significa o PEC 37, recebi como resposta: “Não sei, juntei esse cartaz do chão para poder protestar”. Como foi citado no texto anterior do blog – Ideologia: Queremos uma para quê? -, não vamos perder o foco, tenhamos um objetivo claro. Não deixemos que toda essa empolgação nos faça andar sem rumo.

E, claro, é importante saber filtrar as informações que você recebe. Com tamanha repercussão, várias notícias falsas e sensacionalistas acabam se espalhando e muita gente esquece – ou tem preguiça – de verificar a veracidade da fonte. As pessoas acabam acreditando e, às vezes, até apoiam tal notícia, estabelecendo um efeito dominó. Um exemplo disso é a notícia humorística no qual falava que a presidenta Dilma tiraria a internet do ar se as manifestações não cessassem. Contraditório, não acha? Ah, claro, um governo que está lutando pela distribuição da internet banda larga para todos quer tirar a internet!

Como já havia lido antes e vou ressaltar no meu texto, é importante participar de toda essa manifestação, mas vamos com calma, né?! Passar o dia gritando: “Volta Ditadura!”, “Fora Copa!” e “Fora Dilma!” não vai levar ninguém a lugar nenhum (pelo menos, nenhum lugar bom)... Dizer coisas como “O Gigante Acordou” é achar que as manifestações no país começaram apenas agora, é esquecer e menosprezar todo um processo histórico pelo qual o Brasil passou, ignorar vários movimentos sociais e políticos que ocorrem e ocorreram, então, por favor, não faça isso. Apoie as manifestações, mas, com calma, não mudaremos o rumo do Brasil da noite para o dia. Vamos em frente e sem violência, mantendo sobretudo o foco e a razão.

Fonte da imagem: Facebook.

0 comments:

Postar um comentário