
Empolgação, quem nunca se empolgou por algo? Seja por um filme, um ambiente novo, pessoas novas... Um sentimento que nos deixa elétricos e, às vezes, faz com que ajamos sem pensar. E isso é o que vem ocorrendo com muitas pessoas ultimamente.
Sim, pode parecer emocionante e cool participar de tudo que anda rolando, mas vale frisar que não devemos agir apenas por impulso, sobrepondo a emoção à razão. Hoje, por exemplo, acompanhei por uns instantes um grupo que estava protestando no centro da cidade. Abordei um indivíduo que estava segurando um cartaz escrito: “Diga não a PEC 37”, perguntei para ele o que significa o PEC 37, recebi como resposta: “Não sei, juntei esse cartaz do chão para poder protestar”. Como foi citado no texto anterior do blog – Ideologia: Queremos uma para quê? -, não vamos perder o foco, tenhamos um objetivo claro. Não deixemos que toda essa empolgação nos faça andar sem rumo.
E, claro, é importante saber filtrar as informações que você recebe. Com tamanha repercussão, várias notícias falsas e sensacionalistas acabam se espalhando e muita gente esquece – ou tem preguiça – de verificar a veracidade da fonte. As pessoas acabam acreditando e, às vezes, até apoiam tal notícia, estabelecendo um efeito dominó. Um exemplo disso é a notícia humorística no qual falava que a presidenta Dilma tiraria a internet do ar se as manifestações não cessassem. Contraditório, não acha? Ah, claro, um governo que está lutando pela distribuição da internet banda larga para todos quer tirar a internet!
Como já havia lido antes e vou ressaltar no meu texto, é importante participar de toda essa manifestação, mas vamos com calma, né?! Passar o dia gritando: “Volta Ditadura!”, “Fora Copa!” e “Fora Dilma!” não vai levar ninguém a lugar nenhum (pelo menos, nenhum lugar bom)... Dizer coisas como “O Gigante Acordou” é achar que as manifestações no país começaram apenas agora, é esquecer e menosprezar todo um processo histórico pelo qual o Brasil passou, ignorar vários movimentos sociais e políticos que ocorrem e ocorreram, então, por favor, não faça isso. Apoie as manifestações, mas, com calma, não mudaremos o rumo do Brasil da noite para o dia. Vamos em frente e sem violência, mantendo sobretudo o foco e a razão.
Fonte da imagem: Facebook.