Violência e criminalidade: do jovem, para o jovem

A violência e a criminalidade entre os jovens (tanto os que praticam quanto os que são vítimas) é um problema real, agravante e muito preocupante no Brasil. Essa mazela tem várias e diferentes causas e, por isso, é muito complexa de se entender. Assim, é necessário que não apenas se busquem as causas, mas, principalmente, que se encontre a solução. 

427442 15 de abril dia do desarmamento infantil 1 15 de abril: Dia do Desarmamento InfantilOs jovens que são vítimas da violência e da criminalidade saem de casa sem a garantia de voltar a salvos, a rua não é segura. Aqueles que praticam (a violência e a criminalidade – e, no fundo, também são vítimas delas) geralmente saem de casa em busca de oportunidades de melhoria de vida já que têm pouquíssimas perspectivas de futuro – e de presente. Mas é claro que cada caso é um caso. Há aqueles que praticam a violência sem apresentar o quadro de cotidiano retratado no parágrafo anterior, assim como os que são vítimas. Repetindo: as causas são variadas, o problema é complexo, deve-se focar nas soluções.

Para resolver a violência e a criminalidade infantil é fundamental, acima de tudo, que haja maior investimento na educação, que, afinal, é a base de tudo. A educação "abre portas", ela possibilita o acesso à informação e à formação profissional e humana. É preciso que haja mais jovens nas escolas e menos nas ruas. Além disso, é preciso oferecer a todos eles entretenimento e cuidados vitais; aumentar a renda familiar média, com o intuito de diminuir a desigualdade social – já que esta, junto à pobreza, possui ligação, mesmo que indireta, com a violência -; oferecer trabalhos dignos e (bem remunerados) a toda a sociedade; enfim, garantir os direitos básicos a toda a população. 

Essas são propostas a longo e médio prazo, importantes porque só com elas é possível se obter uma sociedade pacífica, ou seja, sem esse problema. Contudo, é preciso também que se tomem medidas imediatas, como continuar e ampliar projetos de Estado que visam a melhoria na polícia – deixando-a mais bem preparada para lidar com essa questão de forma mais humana e justa -, para que esta possa garantir um aumento da segurança pública e uma certeza de punição. 

A violência e a criminalidade infantil é um problema de todos e, por isso, é preciso haver a participação de todos. É uma realidade que precisa ser superada para oferecer mais segurança ao jovem que sofre e mais oportunidades ao jovem que pratica. É incontestável a importância de se reduzir (e, posteriormente, erradicar) esse problema: o Brasil precisa que isso aconteça para se desenvolver e os jovens brasileiros precisam que isso aconteça para poderem viver. Todos sairiam ganhando, até porque um país que mata seus jovens é um país sem futuro.

Fonte da imagem: Mundo das Tribos.

0 comments:

Postar um comentário