O cemitério dos vaga-lumes

Quando as pessoas costumam falar sobre o Japão, é normal relacionarem o mesmo a um país desenvolvido, com muitas tecnologias e riquezas. Enfim, as pessoas veem o Japão apenas como ele é hoje. Agora, pare e imagine o país durante a Segunda Guerra Mundial. Imagine um Japão cheio de miséria, dor e sofrimento.

Dirigido por Isao Takahata e produzido pelo estúdio de animação Ghibli, o filme Hotaru no Haka ("O túmulo dos vaga-lumes"), apesar de ficção, relata exatamente a vida de muitas pessoas durante esse período.

"O túmulo dos vaga-lumes" mostra a história de dois irmãos, Setsuko e Seita, que se encontram sozinhos no momento da Segunda Guerra Mundial, no Japão. Em meio a tanta miséria, os irmãos lutam para encontrar abrigo e alimento, convivem com a insensibilidade de adultos e parentes que, assim como eles, estão lutando pela sobrevivência. São todos esses recursos e características que fazem de Hotaru no Haka um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico momento gerado pela Guerra.

A animação é de 1988, porém, em 2005, mais um filme foi feito sobre a fantástica história de Setsuko e Seita, dirigido por Toya Sato, dessa vez não mais uma animação.


Fonte da imagem: Vintage Club.

0 comments:

Postar um comentário