Lealdade

"Serei, serei leal contigo
Quando eu cansar dos teus beijos, te digo
E tu também liberdade terás
Pra quando quiseres bater a porta
Sem olhar pra trás"
Lealdade - Caetano Veloso

Lealdade é um conceito que pode levar a muitos caminhos. Ser leal a uma empresa, a uma pessoa, a um time, a uma banda... mas o que é, realmente, a lealdade?

Definir lealdade não é fácil, isso depende do ponto de vista. Este é o meu: lealdade é uma mistura de compromisso, fidelidade e sinceridade, tudo em uma palavra só. Nessa definição, vejo o cão como melhor símbolo.


Ser leal é ser como o cão. Somos leais a uma empresa ao não a abandonarmos nas dificuldades, assim como o cão não sai do lado do dono quando este está triste ou doente. Somos leais a uma pessoa ao estarmos com ela mesmo se, no fundo, preferíamos estar em outro lugar e/ou fazendo outra coisa, pois a valorizamos; assim como o cão quando deixa seu dono acordá-lo de um doce e tranquilo sono para colocar nele uma roupinha que, embora o dono ache "fofa", o cão detesta, mas não reclama. Somos leais a um time, a uma banda ou a um ídolo quando não deixamos de segui-los, apesar do tempo; assim como o cão, que mesmo o dono envelhecendo, você sabe: ele nunca vai abandoná-lo.

Há quem diga que a lealdade é um conceito arcaico, ultrapassado, que simboliza um tipo de "dívida", de estar preso. Creio eu que a lealdade é algo melhor do que isso, mais delicado, mais suave. É importante constar que se o dono abrir o portão, o cão vai sair por lá, porque a lealdade não é uma prisão, se é que você está me entendendo. Apesar de o cão ser leal, ele é apenas ele mesmo, ele tem individualidade. E a lealdade deve ser acompanhada da liberdade, sempre.

Lealdade é um conjunto de ideias e conceitos em uma só palavra. Ela pode ser vista de várias formas e seguir vários caminhos, mas ser leal não é ser preso, é, também, deixar livre os pensamentos e ações, dentro e fora de si. 

P.S.: Este texto é dedicado aos meus eternos cinco cachorros: Gaia, Tylla, Otto, Loop e Rocco.

Fonte da imagem: Blog do Mestre Joca.

0 comments:

Postar um comentário