Especial: Oscar 2014 - Blue Jasmine

Em Blue Jasmine, Woody Allen dirige Cate Blanchett e Alec Baldwin.
Ainda que tenha deixado a desejar em comparação com as suas últimas grandes obras, como Meia-Noite em Paris (2011), Vicky Cristina Barcelona (2008) e Ponto Final - Match Point (2005), com seu filme mais recente o veterano Woody Allen concorre ao Oscar de Melhor Roteiro Original e suas atrizes principais - Cate Blanchett e Sally Hawkins - aos de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. 

O fato de o roteiro de Allen ter sido saudado pela academia de cinema americana deve-se talvez à relação que muitos críticos têm estabelecido entre Blue Jasmine e o clássico de Elia Kazan Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951). O filme de Kazan, adaptação da peça homônima de Tennessee Williams protagonizada por Marlon Brando e Vivian Leigh, retrata a chegada de Blanche, mulher de ar aristocrático e modos refinados, à casa de sua irmã Stella, casada com o rude e sensual Stanley. Buscando esquecer seus problemas, Blanche choca-se com a situação financeira desfavorecida da irmã e a personalidade antagônica do cunhado.

Entretanto, ao contrário da tensão sexual entre cunhados de Uma Rua Chamada Pecado, o que move Blue Jasmine é a tentativa de Jeanette (ou melhor, Jasmine, já que, para ela, esse é um nome sem brilho) ascender socialmente a todo custo. Observando ocorrer um revertério em sua vida após a perda do marido Hal, Jasmine passa de importante socialite nova-iorquina à mulher desapossada da noite para o dia. Inconformada com a situação e sem escolhas, ela é obrigada a viver em São Francisco com sua irmã Ginger. Acostumada a uma vida de compras e eventos beneficentes, Jasmine considera intolerável vivenciar a realidade simples de sua irmã, caixa de supermercado e mãe de dois filhos recentemente divorciada, e começa a sofrer surtos psicóticos nos quais vivencia cenas de seu passado idílico.

Como recordar o seu passado não é suficiente para trazê-lo de volta, Jasmine, a contragosto, passa a trabalhar como assistente de dentista para pagar aulas de informática para que, após aprender a utilizar o computador, possa fazer um curso de decoração de interiores (aparentemente, seu único talento) pela internet -  e isso tudo sem deixar de buscar, no meio desse caminho, um homem rico que possa devolver o glamour à sua vida.

Blue Jasmine pode ser resumido basicamente em uma pessoa: Cate Blanchett. Interpretando uma socialite em crise, a atriz superou a si mesma ao roubar absolutamente todas as cenas do filme de Allen e, merecidamente, é tida como a favorita para o Oscar de Melhor Atriz deste ano.

Construindo uma "dramédia" sobre a crise econômica que há pouco assombrou os Estados Unidos, Woody Allen conseguiu mais uma vez surpreender seus fãs com a originalidade de suas histórias, a maestria na direção e, principalmente, a fantástica escalação de elenco.



Fonte das imagens: Filmow.

0 comments:

Postar um comentário