Dessa vez, vai (?)!


Gilbert Grape. Diário de um adolescente. Romeu + Julieta. Titanic. Gangues de Nova York. O aviador. Diamante de sangue. Foi apenas um sonho. Ilha do Medo. A origem. J. Edgar. Django Livre. O grande Gatsby. Todos grandes filmes, comentadíssimos e bem aclamados pela crítica e pelo público. Nenhum Oscar. É, assim que muitos lembram do Leonardo DiCaprio, um grande ator que, na minha opinião,  é completamente injustiçado pela Academia.

A história dele começa quase 40 anos, no dia 11 de novembro de 1974, quando o norte-americano de olhos azuis Leonardo Wilhelm DiCaprio nasceu na cidade que marcaria para sempre, Los Angeles. Com descendência alemã, italiana e eslava, o garoto Leo nunca foi um aluno de muito destaque na escola mas cedo iniciou na carreira, aos 16 anos, na série de TV Parenthood e um ano depois estava nas telonas. Não demorou muito também para receber sua primeira decepção indicação ao Oscar, com o filme lindo maravilhoso perfeito queria assistir agora inclusive Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. Neste, Leonardo interpretou Arnie Grape, o irmão mais novo do personagem de Johnny Depp. Arnie era autista e um sinal muito claro do grande ator que Leonardo seria/é. A veracidade com que Leo, com apenas 19 anos, representava não tem como passar despercebida a qualquer um que assistisse ao filme, nem mesmo a Academia, que indicou o jovem ator a melhor ator coadjuvante. Mas ele não venceu. Normal, é claro, primeira indicação, um garoto que não tinha nem vinte anos. Tudo bem.

Dois anos depois, em 1996, Leo protagonizou mais um papel importante, sendo Romeu no filme Romeu + Julieta. Por esse não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, mas ganhou muitas e muitas fãs adolescentes apaixonadas até hoje pelo rostinho bonito, o jeito doce e os olhos azuis cativantes do ator.

Mas foi um ano depois, no dia 19 de dezembro de 1997, que Leonardo DiCaprio ganhou o mundo por completo, quando interpretou o apaixonante artista pobre Jack Dawson, no filme Titanic TAMBÉM CONHECIDO COMO MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS. Desde a primeira cena ao último suspiro de Jack, o público foi se interessando e cativando pelo personagem e principalmente pelo romance do enredo de Titanic. O personagem de Leonardo foi tão importante na história e para o público que muitos não lembram do nome da protagonista (Rose) e há uma grande parcela dos fãs do longa que preferiam que ele tivesse sobrevivido ao invés de sua amante. Titanic ganhou 11 prêmios do Oscar. Nenhum para DiCaprio. A revolta dos fãs começava.

Diferente do que acontece com a maioria dos atores que estrelam um filme tão grande como esse, Leonardo não ficou marcado pelo personagem. Sua carreira só cresceu trabalho após trabalhou. Atuou em filmes de alguns dos maiores diretores do cinema: Christopher Nolan, Quentin Tarantino, Sam Mendes, Steven Spielberg, Woody Allen, Martin Scorsese e James Cameron. Hoje ele é o ator mais poderoso e influente de Hollywood, título que já pertenceu a lendas como Marlon Brando, Jack Nicholson e James Stewart. Mas ainda não ganhou nenhum Oscar. 

É por tudo isso que  o Oscar de 2014, que vai acontecer no dia 2 de março, é um dos dias mais esperados dos fãs de DiCaprio. Ele recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator para o filme O lobo de Wall Street e as esperanças que dessa vez ele ganhe é muito grande, já foi motivo de muitos comentários nas redes sociais e a fã-base criou até uma macumba online para trazer essa vitória ao artista. 

Não é para menos: o ator está fantástico no filme, como se fosse uma reunião (consistente, é claro) de todos os fatores que  já me fizeram ficar impressionada com sua atuação antes. Há momentos intensos de drama, de discussão, de ataques físicos etc. Uma atuação tão boa que até alguém que é apaixonada pelo jeito DiCaprio de ser conseguia esquecer de lado o ator e se concentrar no canalha (genial, por outro lado) que Jordan Belfort podia ser.

Por fim, deixo essa entrevista (em inglês) que Leonardo DiCaprio fez ao programa de auditório norte-americano The Ellen Show, na qual tem uma pequena retrospectiva de sua carreira e um levantamento sobre O lobo de Wall Street:


Fonte da imagem: Wakpaper.

0 comments:

Postar um comentário