Imagina na Copa



Sabe aquela vontade de ajudar o país ou a própria cidade, mas não sabe como? Problemas com o lixo, poluição, trânsito etc? O Imagina na Copa reúne diversas histórias de projetos que estão contribuindo de alguma forma para um país melhor, além de convocar missões para que todos possam agir coletivamente a partir de ações simples, mas muito significativas, e incentivar todos aqueles que ainda não sabem por onde começar. Um desafio de mudança até 2014.

Desde o anúncio de que a Copa do Mundo seria no Brasil, o país virou um caos de indignações e reclamações acerca dos problemas presentes, e foi quando o bordão "imagina na Copa" começou a tomar os quatro cantos do país. Ora, quem nunca ouviu um "Nossa, esse aeroporto está um caos... imagina na Copa" ou "Que zona que está essa cidade... imagina na Copa" ou então "Se está assim agora... imagina na Copa"? O bordão é utilizado, na maioria das vezes, de modo negativo, mas tudo começou a mudar graças a quatro amigos, que, por pensarem o contrário, resolveram se unir para mostrar que o "imagina na Copa" pode se tornar algo positivo para o país. E foi assim, então, que surgiu o projeto Imagina na Copa.

O Imagina na Copa é um projeto social que busca trazer melhorias para o Brasil até 2014, ano em que ocorrerá a Copa do Mundo. Mas você pode pensar "ah, então é um projeto pela Copa?" e eu respondo: Não, não é apenas sobre a Copa. É sobre mudar a realidade em que vivemos, uma mudança de atitudes que, se tudo continuar andando nos trilhos, irá mudar, sim, o país. E como os próprios criadores do projeto dizem: "Nós acreditamos que o Brasil pode sair campeão dessa Copa. E isso vai além do futebol. É a hora de a gente aproveitar esse momento para mudar nosso país para melhor. Em vez de usar 'imagina na Copa' para reclamar do que está errado, vamos usar 'imagina na Copa' para nos unir e fazer dar certo!".

Toda semana, o site do Imagina na Copa posta uma história de algum lugar do Brasil, que, apesar de ações diferentes, estão ligadas por um único objetivo: mudar o país. Até o dia 14 de junho de 2014, data da abertura da Copa do Mundo, vão ser contadas 75 histórias de iniciativas que ocorrem em todo o Brasil. Se você conhece ou participa de algum projeto social e quer que ele seja divulgado pelo Imagina, basta indicá-lo clicando aqui. Todos os projetos são bastante divertidos e interagem diretamente com a sociedade em si, sendo essa interação de grande importância, visto que é necessária a participação de todos nessa luta.

História #1: liberte seus sonhos. Muro feito na Lapa, região central do Rio de Janeiro.
Se ainda está meio confuso como tudo funciona, é mais ou menos assim: você tem um projeto social que promove uma mudança positiva no país, o Imagina na Copa divulga essa ideia e, com isso, busca incentivar outras pessoas ao redor do país. A partir de diversas pessoas unidas com o objetivo de transformar o país, o Imagina na Copa promove missões e oficinas para que todas essas pessoas consigam trabalhar em conjunto, cada um estando em sua cidade. E, após todos esses movimentos, ações e incentivos, a intenção é que ocorra uma virada no Brasil. Uma virada de atitudes, ações e opiniões. 

O sucesso do projeto foi tanto que, ontem, 21 de agosto, foi anunciado que o Imagina na Copa está entre os 64 pré-selecionados do prêmio Create your culture!, da competição World Summit Youth Award, da ONU – competição essa que reconhece jovens que utilizam da tecnologia digital para promover projetos que ajudam os países a atingir os Objetivos do Milênio das Nações Unidas. Na primeira rodada, foram analisados 422 projetos de 147 países. Na segunda (e atual), as 64 iniciativas pré-selecionadas serão analisadas por um grupo internacional de especialistas em tecnologia da informação. O grupo selecionará 18 projetos que serão convidados a participar, em outubro, da cerimônia de premiação, em Colombo, no Sri Lanka. Sem contar que o projeto Ônibus Manaus, que foi pauta do Imagina na Copa (história #32), também foi pré-selecionado, mas na categoria Go Green.

Agora, para concluir, confira um vídeo realizado pelos criadores do projeto Imagina da Copa e, caso tenha se mobilizado com essa ideia, junte-se ao projeto para que, juntos, todos possamos lutar por um país melhor.


"E se, ao invés de reclamar, a gente se organizasse para fazer dar certo?"

Fonte das imagens (respectivamente): MundoBitGazeta do Povo e Imagina na Copa.

0 comments:

Postar um comentário