Oldboy

Nada melhor do que ver sangue e gente morrendo, não é? Que tal um pouco de vingança? Calma, meu gafanhoto. Não odeio ninguém mentira e nem sequer pensaria em fazer mal a alguém. Vim aqui apenas trazer para você, que deve estar entediado após essas férias, uma boa recomendação de filme.

Trago para vocês um filme oriental de um dos meus diretores favoritos – não, dessa vez não é o Miyazaki –, o segundo filme de uma Trilogia de Vingança, “Oldboy”, dirigido por Chan-wook Park, lançado mundialmente em 2003 e vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes em 2004.

Baseado em um mangá escrito por Garon Tsuchiya e ilustrado por Nobuaki Minegishi, o filme conta a história de Oh Dae-Su (Choi Min-sik), um homem que foi sequestrado sem motivos e aprisionado em um quarto por 15 anos. Sem se conformar com o ocorrido, após sair do enclausuramento Dae-Su decide procurar quem o aprisionou, em busca de vingança. Mas, no final, será que a vingança era realmente o que Dae-Su procurava? Encontrando o culpado, descobrindo o amor, revelações e lembranças do passado, nosso protagonista com nervos de aço teve de enfrentar muito terror, físico e psicológico. Será que tudo isso valeu a pena?

Não espere de Oldboy mais um filme oriental de puras artes marciais e efeitos especiais, aprecie a história e se encante com a grandiosa atuação de Choi Min-sik - que, aliás, é um excelente ator, se você procurar no Filmow por alguns filmes dele, conhecerá um pouco mais as suas atuações (e, quem sabe, se tornará seu mais novo fã). Um filme que mistura muito bem doses de violência, romance e drama, com excelente desenvolvimento e um final inesperado.

Não irei me aprofundar no resumo do filme, ninguém gosta de spoiler, mas se você é do tipo vingativo, aconselho que assista ao filme e procure conhecer as obras de Chan-wook Park. Apesar de ter se tornado famoso pelos filmes nesse segmento de vingança, Park também investiu em outros filmes com temáticas como o romance que pode ser visto em I’m a Cyborg, But That’s OK.







Ainda que Oldboy faça parte de uma trilogia, os outros dois filmes – “Mr. Vingança” e “Lady Vingança” –não têm nenhuma relação direta entre si, exceto a temática, mas todos são filmes muito bons, eu recomendaria assistir aos três e, se possível, os outros filmes de Park.

Então, meu gafanhoto, é isso, aproveite o filme e aprenda técnicas de vingança comece a apreciar mais o cinema oriental, pois ele ainda é muito subestimado.  


Fonte das imagens: Super Novo.

0 comments:

Postar um comentário