Nossos desenhos dadás

Lembra quando você estudou o Dadaísmo no Ensino Fundamental e a professora mandou fazer aquela típica atividade de cortar palavras em revistas e juntar aleatoriamente? “Muito louco”, deve ter pensado, “Que sem noção”, “Como aqueles caras pensaram nisso?”. Pois é, se você acha que os “caras” pensaram nisso (no passado), está muito enganado: a verdade é que o Dadaísmo continua presente, e não é só na página Dadaísmo em quadrinhos, do Facebook. Não acredita? É só observar os desenhos animados atuais.



Tá. Antes de mais nada, o que é Dadaísmo? Em meio à Primeira Guerra Mundial, um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos) criou esse movimento artístico como forma de reflexão da revolta, violência, indignação e instabilidade da época. Eles juntaram toda a confusão do momento e a irracionalidade daquela vida de guerras e pensaram “What the hell? Nada mais faz sentido”. Nasceu, assim, o Dadaísmo, cujo nome também não tem significado nenhum – alguns estudiosos dizem que remete à linguagem das crianças (gugu dadá, acredito eu). É válido acrescentar que o movimento foi também um contraponto à arte tradicional e ao capitalismo e valores burgueses.

Agora, voltando aos desenhos animados: os maiores sucessos – tanto infantis quanto adultos – têm seguido a linha no sense, falando sobre todas as coisas e coisa nenhuma, misturando tudo sem uma lógica aparente, mas que, por fim, dá certo. Vejamos exemplos:

South Park: o desenho norte-americano é voltado para o público adulto e usa humor negro, ácido, satírico e, o mais importante pra nós, fora da realidade. Primeiro, os protagonistas são crianças que se envolvem com coisas adultas e bizarras. Segundo, existem vários personagens secundários que simplesmente não fazem sentido, como a Toalhinha, que é de fato uma toalha, mas age como humana e, em certo tempo ao longo das temporadas, é viciada em drogas e chega a se prostituir, mas depois vai para uma clínica de reabilitação, impulsionado pelos amigos (as crianças) e pelo filho, a Toalha de Rosto. Tem também o Toletinho – personagem a quem, particularmente, não aguento assistir por motivos de nojo –  que, sim, é um cocô, acredite se quiser. Não é apenas um cocô, tem também uma família e é um dos maiores símbolos de espírito natalino na sitcom.

The Marvelous Misadventures of Flapjack (no Brasil, "As Trapalhadas de Flapjack"): a história dessa produção do Cartoon Network (EUA) é a de um menino chamado Flapjack que, junto ao Capitão Falange – autointitulado o maior pirata que o mundo jamais teve – e a baleia chamada Bolha, vivem em um grande cais chamado Porto Tempestade. O objetivo deles é chegarem à Ilha Açúcar, uma ilha onde, é claro, tudo é feito de doces. Até aí, relativamente normal para um desenho infantil, mas são nas histórias de cada episódio que a loucura toma conta. Por exemplo: aparecem princesas do mar, do nada, e, de repente, tornam-se o centro da trama, criando situações de um humor que beira o bizarro. Além disso, os personagens secundários são bem dadaístas, como a Bolha, que é uma baleia falante que age como uma mãe para o Flapjack. Seu maior sonho é voar pelo céu como um pássaro (e ela já o realizou).

Adventure Time (no Brasil, "Hora de Aventura"): esse é bem novinho, de 2010, e também voltado para as crianças (embora não só elas assistam, é claro). Na minha opinião, é o ápice do Dadaísmo atual. A própria história do desenho já revela isso: foi baseado no curta Adventure Time, parte do spin-off Random! (“Aleatório!”, em inglês) e seu gênero está entre o pós-apocalíptico, a fantasia e o surreal. O enredo se centraliza nas aventuras dos melhores amigos Finn, um garoto humano, e Jake, um cachorro falante e mágico, que vivem na Terra de Ooo, salvando princesas e ajudando a todos, vivendo uma eterna hora da aventura, realmente. A Hora da Aventura é hoje um dos programas de maior audiência infanto-juvenil, e disputa com outro desenho do mesmo canal, Apenas um Show.
Regular Show (no Brasil, "Apenas um Show"): sendo do ex-diretor de As Trapalhadas de Flapjack, já pode ter uma noção do que se esperar, certo? Também de 2010, esse desenho é bem diferente, porque, apesar de ser oficialmente voltado para o público infantil, muitas coisas acabam sendo censuradas, tamanha a loucura. Em certas cenas, aparecem velhos pelados correndo pela casa, esse tipo de coisa. Os protagonistas são dois animais de 23 anos, um gaio-azul chamado Mordecai e um guaxinim chamado Rigby. Os dois são jardineiros do parque – ao menos teoricamente, porque a preguiça geralmente não deixa que façam nada. Como usual, os personagens secundários são ainda mais surreais, como o Pairulito, que é um senhor (idoso) com cabeça em formato de pirulito, mente ingênua e infantil e que usa palavras formais dignas de um cavalheiro; e o Fantasmão, um fantasma com uma mão na cabeça, melhor amigo do Musculoso, um anão obeso de pele verde parecido com Frankenstein.

Enfim, todos esses desenhos parecem uma doidera, e são, mas dá certo: em sua própria forma, cada desenho critica e faz reflexões sobre a sociedade contemporânea e tudo o que há de mais louco e sem sentido nela, falam sobre os sonhos impossíveis que compartilhamos e creem na fantasia, seja no ponto de vista infantil, seja no adulto – além de, pelo menos em mim, provocarem altas crises de riso do tipo “socorro, estou sem ar”.

A minha hipótese de o movimento ter “ressurgido” atualmente é que seria uma resposta ao cientificismo e à necessidade de tudo ter um sentido, um significado por trás. Mais especificamente em relação aos desenhos animados. Em uma geração na qual os desenhos sempre têm uma lição de moral e um ensinamento de vida, urgiu a criação de alguns sem sentido, apenas de entreter – pelo menos superficialmente. Agora, o por quê de os criadores fazerem tais personagens da forma escolhida, não sei lhe dizer. Apenas: dadá?

Fonte das imagens: Wikimedia Commons.

1 comments:

  1. Flapjack e Hora de aventura >>>>>> Qualquer outro desenho atual.

    EUASHUEHUASEUEAUSH

    ResponderExcluir