O universo conspira contra nós?

Sabe aquele momento da vida em que tudo começa a dar errado e quanto mais coisas ruins acontecem, mais o tempo demora a passar? Pois é, pode ser um dia, uma semana, um ano ou a vida inteira, dependendo da pessoa. Você acredita que aquele pode ser o melhor ano da sua vida, mas, de repente, ele se torna o pior até então. Ou então você pensa "ah, já está tudo planejado, esse dia vai ser perfeito" e, em um piscar de olhos, tudo acaba arruinado. Se isso ou algo parecido já aconteceu com você, don't panic, são apenas fases e algum dia isso irá passar.

Quer dizer, não exatamente fases, mas, e muitas vezes, transições de fases da vida. Pense comigo: criança para pré-adolescente, pré-adolescente para adolescente, adolescente para quase-adulto, quase-adulto para adulto etc. As pessoas não são acostumadas com mudanças e, quando são obrigadas a mudar seu modelo de vida, começam as crises. Por exemplo: em um momento, você está no jardim de infância desenhando, pintando, comendo cola, sendo feliz; no outro, você está sendo pressionado a escrever, contar números, aprender a ler; depois, você precisa passar no vestibular, orgulhar a família, ter um estágio, e assim por diante. Horrível, não é?

Mas não só isso, as pessoas, além de tudo, também nunca estão satisfeitas com as suas vidas, sempre precisam de algo a mais, sempre há alguma coisa para incomodar e atrapalhar a sua paz interior. Não que eu esteja fazendo uma crítica - primeiro porque todos nós somos assim; e segundo que, se fosse uma crítica, ela estaria péssima e outra pessoa, com toda a certeza, iria fazer melhor. Bom, para mim, isso tudo é apenas o universo conspirando contra todos nós e brincando com as nossas vidas, como se pensasse algo do tipo "esta pessoa está feliz demais, vamos acabar com isso?" ou "são muitos planos, que tal se eles não dessem certo?"  porque, às vezes, é o que parece.

Entretanto, há quem não acredite em universo, destino e todos esses outros termos utilizados para justificar a razão de tudo estar dando certo ou errado. Se você é desses, e é do tipo que diz "não existe essa coisa de destino nem universo. Se sua vida está ruim, a culpa é sua e ponto final" para alguém que já está decepcionado, você é um ser humano insensível e realista demais. Afinal, o que é mais confortante: culpar a si mesmo ou o universo por algo que deu errado?

A vida nos dá muitas decepções e, se você ainda não recebeu, fique tranquilo, a sua hora irá chegar. Mas não pense que eu estou rogando praga para você, leitor, apenas estou alertando sobre as "pedras no caminho", para que possa desviá-las sempre que possível. E, ainda que eu seja apenas uma adolescente, é de meu conhecimento que a vida, independente de seus bons ou maus momentos, está aí para ser utilizada e aproveitada da melhor forma, seja com um dedo do universo ou não.

Portanto, se algo está errado, não espere pelo universo para consertar. Às vezes é mais rápido se você der uma ajuda. Mova-se. Aproveite a fase que está vivendo agora antes que tudo mude e comecem as crises outra vez. Não sou especialista em auto-ajuda, muito pelo contrário, talvez eu é que precise de uma auto-ajuda, mas deixa pra lá, eu confio no destino, basta dar um empurrãozinho para tudo funcionar.

Fonte das imagens (respectivamente): Zun e Ryo Tiras.

1 comments:

  1. "talvez eu é que precise de uma auto-ajuda" e quem não precisa, minha cara? rs. Muito bom!

    ResponderExcluir