A tecnologia em tempos de guerra

No período que foi de aproximadamente 1945 a 1991, o mundo viveu a famosa Guerra Fria:, um conflito político e ideológico no qual as principais potências que emergiram como vencedoras ao fim da 2ª Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, buscavam espaços de influência no planeta para implantar o modelo capitalista, no caso dos EUA, ou o modelo socialista, no caso da URSS. Além dessa constante busca por territórios, houve também a corrida armamentista, provocando um alto investimento no setor bélico, na busca por produzir mais armas que o inimigo. Aperfeiçoaram-se as antigas armas remanescentes da guerra recém-acabada, produziu-se a bomba de hidrogênio, mais poderosa que a bomba atômica, e assim seguiu o ritmo de avanço da tecnologia bélica, ao ponto que, na década de 1960, as duas potências já possuíam armas suficientes para destruir todos os países do mundo, e este passou a viver um “equilíbrio do terror”.

Renato Russo já dizia que “uma guerra sempre avança a tecnologia. Mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria”. De fato, no período bipolar, os meios de comunicação também receberam grandes investimentos, visto que era necessário que os Estados Unidos, por exemplo, se comunicasse com o Japão, na Ásia, e com os países da Europa Ocidental e das Américas Central e do Sul, que encontravam-se sob sua influência. O mesmo vale para a União Soviética e os países sob o seu domínio – a maior parte da Ásia e o Leste Europeu. Os investimentos em tecnologia funcionavam como uma forma de se mostrarem superiores aos seus inimigos, mostrarem mais poder. É nesse contexto também que foram enviadas as primeiras missões ao espaço, na chamada Corrida Espacial, e, assim, o homem acabou chegando à Lua, na missão Apollo 11.

A evolução tecnológica não é exclusiva da Guerra Fria, visto que até mesmo a Idade Média – considerada erroneamente por muitos como a "Idade das Trevas" – trouxe alguns avanços significativos, como a invenção da bússola e do moinho de vento, por exemplo. Entretanto, é impossível não notarmos os grandes avanços científicos e tecnológicos que a primeira possibilitou ao mundo. Hoje, vivemos uma era em que as tecnologias de comunicação e informação, por exemplo, são indispensáveis em nossas vidas. O mundo integrado e globalizado só é possível através dessas tecnologias que nos permitem estar conectados ao mundo todo durante 24 horas por dia, sabendo o que acontece em cada parte do globo instantaneamente, nos comunicando com pessoas do outro lado do mundo como se estivéssemos lado a lado.

Nos tempos em que a comunicação era feita através de cartas e telegramas, eram necessários dias, semanas, meses, talvez anos para que eles chegassem ao seu destino. Hoje, porém, isso se faz em questão de segundos com os aparelhos celulares, por exemplo. E você já parou para imaginar como seria se não tivéssemos acesso à internet? Um simples texto como esse seria muito mais difícil de ser publicado e, caso fosse, com certeza não seria capaz de ter o mesmo alcance que a internet permite que tenha.

A evolução se deu de tal maneira que, hoje, acontece um fenômeno chamado de "destruição criadora". Talvez poucos tenham escutado esse termo, mas é algo bastante comum. Refere-se ao fato de uma tecnologia recém-criada se tornar "obsoleta" em pouquíssimo tempo, devido ao surgimento de algo novo, ainda melhor que o anterior. Telefones celulares, por exemplo, duram poucas semanas como novidade, pois logo outro aparelho é lançado com mais funções ou com maior velocidade, dentre outras vantagens.

Sendo assim, apesar dos efeitos negativos e devastadores que, sem dúvida, também causaram ao mundo, a famosa Guerra Fria foi uma importante alavanca que possibilitou o imenso desenvolvimento tecnológico que temos atualmente – mas não desmerecendo outros momentos da História, claro. Coisas inimagináveis no passado, hoje, são inseparáveis do nosso dia a dia – e esse é um fenômeno que continuará a se repetir no nosso futuro. O impulso foi tão grande que, atualmente, a ciência avança constantemente sem a necessidade de guerras para ocasionar o seu desenvolvimento em ritmo acelerado. Novas invenções estão sempre surgindo, trazendo vantagens e desvantagens, e, seguindo nesse ritmo, eu mal posso esperar para ver os objetos tecnológicos incríveis que os nossos filhos, netos e bisnetos utilizarão futuramente.

Fonte das imagens (respectivamente): Stivenart e Listverse.

1 comments:

  1. Escreve muito bem, parabéns! Nem acreditei quando vi a tua idade. Já viu as notícias do Yahoo? A tua escrita dá de uns mil a zero.

    ResponderExcluir