Hoje, 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. E, claro, não poderíamos deixar este dia passar em branco, afinal, estamos em plena Era Digital, as câmeras estão por todos os lados, e é por meio das câmeras que hoje podemos registrar momentos especiais, guardando pessoas, lugares e situações para a posteridade.
Este dia foi escolhido para homenagear a fotografia porque foi no dia 19 de agosto do ano de 1839, em Paris, que foi anunciada e apresentada ao mundo a tal da fotografia, desenvolvida pelo francês Louis Daguerre, o qual foi o inventor do daguerreótipo, predecessor da máquina fotográfica.
Entretanto, bem antes de Daguerre presentear a humanidade com sua invenção, o homem já tinha a mania de registrar momentos especiais, basta lembrar dos desenhos deixados nas cavernas em tempos pré-históricos, das esculturas da Antiguidade ou das pinturas modernas.
BREVE HISTÓRICO DA FOTOGRAFIA
O primeiro rascunho que se tem de uma fotografia data por volta do ano 350 a.C., quando o filósofo grego Aristóteles desenvolveu a primeira câmara escura, visando enxergar eclipses solares sem prejudicar os olhos. Já a primeira impressão fotográfica, só foi "batida" em 1826, pelo francês Joseph Niépce, a partir de um processo chamado heliografia, no qual uma imagem demorava até oito horas para ser gravada, e o resultado final não passava de uma borrão impresso em uma chapa de alumínio.
|
A primeira impressão fotográfica. |
Foi aí que Louis Daguerre aprimorou o processo com o seu daguerreótipo, que chegou ao Brasil em 1839, trazido pelo imperador Dom Pedro II, que era um grande entusiasta da fotografia.
Mas havia um problema: o daguerreótipo não permitia a criação de cópias, cada fotografia era única e insubstituível. Até que, em 1841, o inglês William Henry Talbot conseguiu transferir as imagens para folhas de papel, permitindo que a fotografia se consolidasse como arte. Entanto, o processo ainda era para poucos, pois o custo do equipamento fotográfico, mais a "revelação", era altíssimo.
Em 1888, veio uma revolução: o americano George Eastman, o fundador da Kodak, criou os filmes enrolados em carretéis, que, com os produtos químicos certos, poderiam ser revelados em qualquer câmara escura. A fotografia finalmente tinha se popularizado.
Depois disso, só nos anos 90 é que o mundo da fotografia sofreu mais uma revolução: surgiu a câmera digital, que logo se tornaria uma febre no mundo todo. Hoje, as câmeras estão em todos os cantos, em computadores, celulares, tablets, entre outros, e as fotos, sendo arte ou recordações, fazem agora parte do nosso dia a dia.