Download sustentável

É do conhecimento geral que o planeta está sofrendo por diversos problemas ambientais, entre eles o aquecimento global. O que tem ocorrido, para resumir o problema, é: devido à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento em larga escala, a temperatura média do planeta está aumentando, o que tem ocasionado diversas catástrofes ambientais, como o derretimento das calotas polares, secas, o aumento do nível do mar etc. Em suma, o crescente consumo de energia da humanidade está trazendo graves riscos ao planeta. Sendo assim, é responsabilidade de todos reverter esse quadro adotando medidas mais ecológicas. Nesse contexto, algumas pessoas preocupadas com os problemas ambientais organizaram-se e daí surgiram diversas ONGs voltadas para a proteção do meio ambiente.







Durante os anos 70, em plena Guerra Fria, um grupo de doze pessoas, entre elas jornalistas e ambientalistas, preocupadas com a guerra nuclear e com os problemas ambientais resultantes dela, fundou, no Canadá, o Greenpeace, uma ONG que se tornou internacionalmente conhecida por levantar a bandeira da paz e do meio ambiente. Essa ONG chegou ao Brasil em 1992, ano em que foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a ECO-92), e, ainda hoje, continua atuando com grande força no território nacional. Atualmente, o Greenpeace tem milhões de colaboradores em todo o mundo. E, há três anos, essa ONG lançou um interessante projeto virtual: o Black Pixel Project.

O que é exatamente o Black Pixel Project? O Black Pixel é um pequeno quadrado negro móvel na tela do computador, disponível para download. É aí que você se pergunta: "por que eu baixaria um quadrado preto para a tela do meu computador?" Simples, caro leitor, esse quadrado apaga um pixel da tela do seu computador, economizando alguns watts energia, ajudando, dessa forma, o meio ambiente. Mas, Júnior, eu ainda não entendi! Ainda não entendeu bem como funciona? Pois então veja esta pequena vídeo-campanha que ilustra o que acabei de dizer:


Ninguém gosta daqueles ecochatos que tentam obrigar todos a tomarem medidas drásticas como parar totalmente de usar energia elétrica e começar a utilizar como fonte de luz potes cheios de vagalumes. Entretanto, buscar ser (pelo menos um pouco) sustentável é importantíssimo, porque se cada um fizer sua parte poderemos reverter o quadro de problemas em que se encontra o planeta, afinal uma andorinha sozinha não faz verão. Esse projeto do Greenpeace é uma forma simples e rápida de ajudar o meio ambiente. Agora não tem mais desculpa para não fazer sua parte.

O Black Pixel funciona somente em monitores de tubo ou plasma e o download pode ser feito neste endereço. Conheça um pouco mais do trabalho do Greenpeace no site oficial da organização.

Fonte da imagem: Not1.

0 comments:

Postar um comentário