É do conhecimento geral que o planeta está sofrendo por diversos problemas ambientais, entre eles o aquecimento global. O que tem ocorrido, para resumir o problema, é: devido à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento em larga escala, a temperatura média do planeta está aumentando, o que tem ocasionado diversas catástrofes ambientais, como o derretimento das calotas polares, secas, o aumento do nível do mar etc. Em suma, o crescente consumo de energia da humanidade está trazendo graves riscos ao planeta. Sendo assim, é responsabilidade de todos reverter esse quadro adotando medidas mais ecológicas. Nesse contexto, algumas pessoas preocupadas com os problemas ambientais organizaram-se e daí surgiram diversas ONGs voltadas para a proteção do meio ambiente.
Durante os anos 70, em plena Guerra Fria, um grupo de doze pessoas, entre elas jornalistas e ambientalistas, preocupadas com a guerra nuclear e com os problemas ambientais resultantes dela, fundou, no Canadá, o Greenpeace, uma ONG que se tornou internacionalmente conhecida por levantar a bandeira da paz e do meio ambiente. Essa ONG chegou ao Brasil em 1992, ano em que foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a ECO-92), e, ainda hoje, continua atuando com grande força no território nacional. Atualmente, o Greenpeace tem milhões de colaboradores em todo o mundo. E, há três anos, essa ONG lançou um interessante projeto virtual: o Black Pixel Project.
O que é exatamente o Black Pixel Project? O Black Pixel é um pequeno quadrado negro móvel na tela do computador, disponível para download. É aí que você se pergunta: "por que eu baixaria um quadrado preto para a tela do meu computador?" Simples, caro leitor, esse quadrado apaga um pixel da tela do seu computador, economizando alguns watts energia, ajudando, dessa forma, o meio ambiente.
O Black Pixel funciona somente em monitores de tubo ou plasma e o download pode ser feito neste endereço. Conheça um pouco mais do trabalho do Greenpeace no site oficial da organização.
Fonte da imagem: Not1.
Fonte da imagem: Not1.
0 comments:
Postar um comentário