Um litro de lágrimas

Eu não me considero uma pessoa que se emociona facilmente. Na verdade, sou bastante insensível, mas confesso que a história da qual irei falar agora realmente me tocou.

Em 1962, no Japão, nasceu Aya Kitou, uma garota que tinha tudo para ter uma vida comum caso não tivesse sido escolhida por uma doença incurável: a degeneração espinocerebelar – uma enfermidade que deteriora o cérebro gradualmente até o momento em que a pessoa afetada não consegue mais andar ou falar.

Aya descobriu a sua doença ainda na adolescência e lutou contra ela até o fim de sua vida, tornando-se um exemplo de superação para todos que conhecem a sua história. Durante o tratamento, o médico de Aya a aconselha a escrever um diário para que ele pudesse acompanhar melhor o avanço da doença, um diário que logo acabou se tornando, de certa forma, um vício para ela, uma forma de expressar tudo o que sentia ao longo de sua vida.

"O diário de Aya", como é conhecido publicamente, foi publicado em 1986, quando Aya tinha apenas 23 anos, porém com um estado bastante avançado da doença. Dois anos depois, Aya viria a falecer. O livro até hoje é muito vendido e continua emocionando e ajudando a muitas pessoas. E, baseado no livro, também foi publicado um mangá, em 2005, pela editora Gentosha.

O sucesso do livro foi tão grande que, em 2004, o mesmo foi transformado em longa-metragem e, no ano seguinte, ganhou uma versão em dorama – nome dado a uma novela ou série de televisão oriental – de 11 capítulos, que, por sinal, é a versão mais famosa. O dorama retrata muito bem a vida de Aya, uma adolescente que, em certo momento de sua vida, descobre possuir uma doença rara, e como a jovem foi lidando com seu problema a cada dia. O título dado ao drama japonês foi "Um litro de lágrimas". Título que é explicado em certo momento do drama em que Aya, ao conversar com sua turma, diz que para conseguir ir até a frente da sala e contar sobre sua doença foi necessária muita coragem e cerca de um litro de lágrimas.

Ao longo dos capítulos são mostrados alguns trechos do diário de Aya, citações que marcam e comovem quem as leem, como esta:

“Por que essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.”

"Um litro de lágrimas" é um dorama fantástico, que todos deveriam assistir. Bom, talvez eu esteja exagerando um pouco, mas tenho certeza que você, caro leitor, caso o fizer, não irá se arrepender. Baixe, leia, assista, comova-se com a história de Aya Kitou e, no final, quem estará derramando um litro de lágrimas será você.


Fonte das imagens: Fanpop.

0 comments:

Postar um comentário