Loucos sábios

Engraçado, lembro claramente de como sempre me contavam o quanto as pessoas sábias ficavam loucas. Agora entendo: saber demais enlouquece. A sapiência nem sempre é uma dádiva, não quando se tem em excesso. Ter dúvidas é humano e seguir sempre a razão nos faz perder os melhores sofrimentos. E tenho para mim que eles, os sofrimentos, as dores e as decepções, são como presentes que a vida nos dá, presentes que nos fazem seguir adiante, que nos fazem crescer, que nos fazem sentir.

Como diria Edgar Allan Poe:
"Resta saber se a loucura não representa, talvez, a forma mais elevada de inteligência.”
Na História, podemos observar que as mentes mais brilhantes sempre se perdiam dentro do seu mundo: Vincent van Gogh, Ludwig van Beethoven, Isaac Newton, Nietzsche, John Forbes Nash, Da Vinci, Platão, Edgar Allan Poe. Todos enlouqueceram buscando talvez uma perfeição não existente, eram atormentados por sua genialidade. Morreram sozinhos, afogados em seus vícios, doentes, desgastados por uma vida de dor.

Tenho medo, juro que tenho medo, de um dia saber demais e ficar como eles, loucos, sempre seguindo a razão, buscando explicações para tudo e vivendo no caos. Talvez a loucura e a genialidade andem juntas e, unificadas, não caibam dentro de um corpo qualquer, sendo expostas das maneiras mais bonitas e brilhantes que se possa imaginar. Quando observadas, são inimaginavelmente puras e sensíveis. Ainda não consegui entender se quem sabe muito sente muito ou se, afinal, deixa de ter sentimentos. Uma coisa é certa: eles são pessoas complexas, extremamente intensas e apaixonantes. Sim, eles, os loucos, sou encantada por todos. E acho que, no final das contas, sou tão louca quanto. E, no fundo, quem não é?

Fonte da imagem: We Lived Our Lives in Style.

Yasmin Oliveira
Prefiro ser chamada de Mena. 19 anos. Futura administradora. Viciada em música. Tento tocar violão. Tenho mania de ler vários livros ao mesmo tempo e não terminar frases. Indecisa e inconstante por natureza. Pseudo-escritora. [Os outros]

0 comments:

Postar um comentário