Especial: Oscar 2014 - Trapaça



Concorrendo ao Oscar de Melhor Filme e Direção, David O. Russell é um dos favoritos para levar a estimada estatueta neste ano. Sua obra Trapaça (American Hustle) conta com incríveis 10 indicações, incluindo as de Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Atriz (Amy Adams), Melhor Ator Coadjuvante (Bradley Cooper), Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence) e Melhor Roteiro Original.

O filme mostra dois golpistas e amantes - Irving Rosenfeld (Bale) e Sydney Prosser (Adams) - que, após vários golpes com empréstimo de dinheiro e tráfico de obras de arte falsificadas, foram pegos por um agente do FBI – Richard DiMaso (Cooper) - e, para se livrarem de penalizações, começam a ajudar o FBI a investigar e capturar golpistas. No entanto, o que começou com uma simples caçada a “peixes pequenos”, tornou-se uma investigação à corrupção política e à caçada de mafiosos.

Curiosamente o filme relata um caso do FBI que realmente ocorreu no final da década de 70 e início da década de 80, mais conhecido como “Abscam”, mas, claro, com mudança no nome dos envolvidos e um toque de cinema norte-americano.

O interessante do filme é ver como a história é “controlada” pelos coadjuvantes, foram eles os responsáveis pelos pontos principais da trama. DiMaso e sua personalidade louca e explosiva faz de tudo para tentar alcançar o seu objetivo: engana, seduz, agride companheiros e persuade autoridades acima dele. Já Rosalyn (Lawrence) é uma mulher apaixonada por seu marido infiel, Irving, e odeia a amante dele, Sydney, além de ser meio desleixada com seu próprio filho, Danny. Ela tem um papel crucial no meio das investigações.

Irving tem como qualidade seu poder de planejamento, mas se mostra inseguro em boa parte do filme, quando deixa suas emoções o controlarem, principalmente quando se trata de questões ligadas a seu filho Danny e seu amigo Carmine Polito (Jeremy Renner), entretanto, consegue se pôr nos eixos quando necessário. Já Sydney foi um mistério para mim durante todo o filme: tem como destaque a sedução - uma de suas principais armas na hora dos golpes, além dos vários contatos que ela possui -, fazendo seu “jogo” durante a trama, mas confesso que não absorvi muito da personagem.

Trapaça é um dos favoritos ao Oscar deste ano, tem um excelente elenco, ótima trilha sonora, um filme que pode ter sido o espetáculo do ano para muitos. Achei o filme muito bom, mas, de forma geral, superestimado. Vale a pena assistir? Com certeza! Vale as 10 indicações? Fica o mistério no ar.     

Fique agora com o trailer do filme:

Fonte das imagens: Filmow.

0 comments:

Postar um comentário