O culto

Já dizia Vinicius de Moraes: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental." Devo concordar com ele, beleza é realmente fundamental. Mas fundamental apenas para um interesse superficial, sou incapaz de manter uma conversa com pessoas desinteressantes por mais do que alguns minutos, independente de sua aparência. Não costumo me importar com os outros, mas sou educado, acho.

Falo isso, talvez, por não ser um dos mais belos, mesmo. E, por isso, passei toda minha vida buscando outras formas de me diferenciar dos demais, sendo através de meus pensamentos e/ou minhas atitudes. Não obtive o sucesso esperado em minha "missão", mas continuo tentando extrair o melhor das horas em que passo assistindo a filmes, lendo livros e filosofando com meus amigos.

Adoro observar as pessoas e uma das coisas mais interessantes, em boa parte delas, é a maneira que elas cultuam a beleza.

Pausa para esclarecimento: admiro pessoas belas, mas essa admiração não vai longe. Sou capaz de idolatrar uma pessoa por conta de suas composições, suas obras-primas. Quanto aos belos apenas, meu interesse não transcende o sexual ou a leve inveja.

Voltando à argumentação. Por exemplo: homens, ao verem mulheres lindas, costumam compartilhar seus pensamentos mais maliciosos com todos ao seu redor, com certo orgulho até, por sua capacidade de serem tão criativos. Não sou hipócrita ao ponto de dizer que não tenho minhas perversões, mas guardo-as bem guardadas, mostrá-las assim sem pudor, além de vergonhoso é uma falta de respeito com a "vítima". Mulheres não são objetos, mulheres são seres únicos e, em minha humilde opinião, incomparavelmente superiores aos machos de sua espécie.

Quanto às mulheres, tenho aversão àquelas com casos graves de anencefalia que, em suas cabeças, conseguem convencer a si próprias que ser bonita é a única coisa que realmente importa. Mas, claro, isso não justifica de forma alguma que se falte com o respeito à elas. Só me deixa com aquele sentimento de potencial jogado fora, sabe?

Gostaria de mudar a concepção de algumas pessoas através desse texto, mas não acredito ser capaz de tal feito. Só espero me relacionar cada vez mais com pessoas fascinantes e se as mesmas forem belas, melhor ainda. Não tenho raiva do belo, apenas não suporto o medíocre.

Fonte da imagem: Ventura.

0 comments:

Postar um comentário