Acredite ou não

Inexplicáveis (ou misteriosos) desaparecimentos são sumiços físicos de pessoas ou objetos sem razão ou causa aparente. Inúmeras hipóteses cercam esses desaparecimentos, indo do mundano, como uma simples brincadeira, ao extraordinário. Esses casos persistem no imaginário humano, quer seja pela ficção, quer seja pela realidade. Alguns deles vou contar aqui para vocês.

Dois casos reais dos mais famosos são o de Mary Celest e das Ilhas Flannan. Mary Celest foi um barco descoberto no Oceano Atlântico em dezembro de 1872, abandonado. A tripulação nunca mais foi vista novamente e o que houve com ela é assunto de muita especulação. O destino dessa gente é considerado um dos maiores casos de mistério marítimo de todos os tempos.

Já o mistério das Ilhas Flannan foi o desaparecimento de três faroleiros em 1900 que sumiram de seus postos de trabalho subitamente, deixando para trás importantes equipamentos para sobrevivência nas condições hostis da localidade e do tempo do ano. Mas a explicação oficial para esses desaparecimentos foi simples: os homens foram engolidos pelo mar por causa de uma onda monstruosa.

A ficção também já utilizou bastante dos mistérios de desaparecimento. Um dos casos literários mais famosos é o de Mary Rose, uma peça de James M. Barrie (autor de Peter Pan) que conta a bizarra estória da garota que desaparece duas vezes.

Quando criança, o pai de Mary Rose a leva para uma ilha remota na Escócia. Enquanto ela sai um pouco da vista de seu pai, acaba sumindo. O pai procura exaustivamente por Mary Rose pela ilha toda e não a encontra. Vinte e um dias depois, Mary Rose reaparece tão misteriosamente quanto desapareceu mas não demonstra nenhum efeito de ter estado fora por 3 semanas e não tem nenhum conhecimento de isso ter acontecido.

Anos depois, como uma jovem esposa e mãe, a adulta Mary Rose convence o marido a levá-la a mesma ilha. Mais uma vez, ela desaparece: desta vez, por um período de décadas. Quando é encontrada de novo, ela não está nem um dia mais velha e não tem noção alguma de ter passado esse tempo. Enquanto isso, seu filho já está adulto, inclusive fisicamente mais velho que Mary.


Existem também diversos contos que abordam o sumiço de pessoas nas mãos de fadas, duendes, elfos e outras criaturas folclóricas. Um exemplo é o conto de Jan Coo, que teria desaparecido depois de ser chamado por uma voz misteriosa. A história aparenta ser um aviso contra sair da segurança de sua comunidade para vagar entre o pântano perigoso (como acontece no conto).

Típicos contos de sequestros feitos por fadas são contados por William Butler Yeats em seu livro, Mitologias. Yeats descreve como muitas das histórias de sequestros de fadas envolvem bebês recém-nascidos ou casais recém-casados sendo levados por fadas. Em uma delas, um jovem recém-casado conhece um grupo de fadas que roubou sua esposa para casar com o chefe delas. As fadas primeiramente pareciam ser um homem mortal, mas o jovem percebeu a verdade quando as viram carregando sua esposa para longe.

Existem algumas hipóteses para explicar esses desaparecimentos misteriosos. Uma delas é a da Dimensão Alternativa. O escritor John Keel diz que muitos dos alegados desaparecimentos paranormais podem ser o resultado de um “rasgo no pano da realidade”, com pessoas e objetos de alguma maneira atravessando um buraco e indo do nosso plano de dimensões conhecido para outro, saindo, então, da nossa visão e aparentando desaparecer.

No livro “Paradox”, Nicholas R. Nelson propõe que existem certas localidades ao redor do globo que são ligadas a vórtices magnéticos onde os limites entre as dimensões conhecidas e as desconhecidas é pequeno o suficiente para que pessoas atravessem em condições apropriadas. Nelson nomeou o Vórtex de Oregon e o Triângulo das Bermudas como tais localizações.

O Triângulo das Bermudas é uma região do Oceano Atlântico onde alega-se que um grande número de aeronaves e embarcações teriam desaparecido misteriosamente. A cultura popular tem atribuído esses desaparecimentos a atividades paranormais ou extraterrestres.

Só que todos esses desaparecimentos misteriosos também têm explicações naturais. No caso do Triângulo das Bermudas, a culpa vai para: problemas com bússolas, atos deliberados de destruição (atos de guerra e pirataria, por exemplo), corrente do Golfo (rio dentro do oceano, e como um rio, pode e carrega objetos flutuantes), erro humano, furacões e ondas gigantes.

Casos de desaparecimento despertam muito a curiosidade humana, quer seja na ficção, quer seja na realidade. Por fim, assista ao documentário produzido pela BBC e transmitido pelo Discovery Channel, Mergulho no Triângulo das Bermudas, no qual os pesquisadores tentam desvendar esse mistério e aí me responda: você acredita em que teoria?


Fonte das imagens (respectivamente): Expression e Wikipédia.

0 comments:

Postar um comentário