Apenas uma vez



Assistir a um filme que possui uma trilha sonora composta de artistas e canções brilhantes é uma das melhores coisas da vida, pelo menos para mim. Acredito também que a experiência pode até se tornar melhor. Para isso, basta o filme ter seus próprios personagens compondo uma inconfundivelmente surpreendente trilha sonora. E foi exatamente isso que eu encontrei assistindo ao filme "Apenas uma vez" (ou Once, se preferir). Não sei se você já ouviu falar de Glen Hansard e Markéta Irglová, mas, caso ainda não, neste momento, eu irei lhe apresentar uma das melhores duplas da música indie folk que meus ouvidos já escutaram.

O filme irlandês "Apenas uma vez", de 2006, foi dirigido por John Carney e conta a história de um músico de rua, em Dublin, interpretado por Glen Hansard, que, por um acaso, encontra com uma estrangeira tcheca, interpretada por Markéta Irglová, e, desde então, iniciam uma relação que envolve, acima de tudo, a paixão de ambos pela música. Confesso que o roteiro pode até ser um pouco fraco, mas o fato de o filme ser levado de tal forma que os personagens passam a serem conduzidos não só por uma simples história predefinida, mas também por uma conexão entre eles, faz com que o filme prenda firmemente a atenção de quem o assiste.

Apesar de ser uma produção independente, "Apenas uma vez" foi vencedor de grandes prêmios da música e do cinema mundial, como o Independent Spirit Awards (vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro), o Grammy (indicado nas categorias de melhor álbum e canção de filmes e televisão) e até o tão desejado Oscar (vencedor na categoria de melhor canção original). Além disso, o filme ainda esteve entre os 10 melhores filmes de 2007 na lista de vários dos maiores críticos norte-americanos.

Na minha opinião, Glen e Markéta são, em grande parte, a causa para tanto sucesso. A música, as vozes, a atuação deles se completam de tal forma que a minha única vontade é de que eles jamais parem de cantar e estar juntos. Mesmo. The Swell Season é como foi denominada a parceria entre a dupla, que deu origem a três ótimos álbuns, respectivamente: The Swell Season (2006), Once Soundtrack (2007) e Strict Joy (2009). Atualmente, os dois não trabalham mais com este nome, infelizmente, mas, ainda assim, costumam se apresentar juntos algumas vezes.

"Apenas uma vez" é um filme bem mais interessante do que você pode achar no início, mostra uma história movida pela música, pelo inesperado e pelo real. Representa algo além: a vida, talvez.


Fonte da imagem: Fanart.

0 comments:

Postar um comentário