O último dia

Acredito que, no fundo, todo mundo gosta de divagar no tempo. Algumas vezes, músicas dão um "empurrãozinho" e nos levam a lugares que talvez não existam e que nos fazem, de certa forma, viver situações que provavelmente nunca acontecerão. Recentemente, enquanto estava ouvindo música no modo aleatório, a  faixa O último dia, do Paulinho Moska, começou a tocar e me suscitou a seguinte reflexão: o que eu faria do dia de hoje se soubesse que amanhã D̶e̶u̶s̶ ̶i̶r̶i̶a̶ ̶a̶p̶e̶r̶t̶a̶r̶ ̶o̶ ̶b̶o̶t̶ã̶o̶ ̶"̶d̶e̶l̶e̶t̶e̶"̶ ̶d̶o̶ ̶m̶u̶n̶do o mundo iria acabar? 
Consequentemente, passei muito tempo pensando sobre o que eu faria se o mundo acabasse. Inúmeras situações surgiram na minha mente e nenhuma delas - exceto a que eu pensava em manter ao meu lado as pessoas que amo - eu teria coragem de fazer se não tivesse a plena certeza de que o mundo iria acabar amanhã. Creio que muitos de vocês - ou até todos - pensariam também em praticar atitudes ilícitas.  Há tantas coisas que queremos fazer e, por algum motivo, acabamos deixando para outra hora. Há tantas vontades que temos e que, por conta dos valores que a sociedade nos impõe, não são realizadas. E quando pensamos em uma situação em que podemos perder a vida, nada (ou quase nada) mais importa, assim faríamos coisas como aquelas retratadas na música de Paulinho Moska: "abria a porta do hospício", "dinamitava o meu carro", "parava o tráfego e ria" etc.

Muitos dizem que o mundo irá acabar e, em meio a esse dilema, preparam-se para o fim (alguns, de forma bizarra, como com kits de sobrevivência para o apocalipse) apegando-se à sua fé e rezando para serem 'salvos' por seus deuses, outros agem de modo indiferente e há até aqueles que estudam para comprovar que essas ideias não estão corretas. E, no final, cada um enxerga apenas aquilo que lhe é conveniente.

Eu, particularmente, não acredito que daqui a 20 dias o mundo vai acabar. Já não acreditava antes da NASA divulgar um vídeo de resposta às várias teorias que se popularizaram sobre o fim do mundo em dezembro de 2012, hoje acredito ainda menos. Aqui está o link do vídeo, em inglês: 12-21-2012 Just Another Day. No vídeo, o cientista Don Yeomans, do Laboratório de Propulsão de Jatos, fala sobre as hipóteses mais conhecidas e explica o porquê de elas não poderem ser concretizadas.

Atrevo-me a dizer - metaforicamente - que o mundo já está acabando. A desigualdade social e os problemas ambientais são graves obstáculos que, de certa forma, estão causando a "flagelação do mundo". Problemas esses causados, principalmente, pela ação do homem. Para exemplificar, temos o aquecimento global que, diferente dessas teorias apocalípticas, é uma lamentável realidade a qual estamos enfrentando. E o que devemos fazer - ou deixar de fazer - todos já sabemos muito bem. 

Então, qual a opinião de vocês a respeito dessas teorias apocalípticas? E o que vocês fariam se soubessem que, sim, o mundo com certeza vai acabar daqui a 20 dias?

Por fim, fiquem com essa (bem humorada) charge sobre um possível fim da nossa existência.

 Fonte das imagens: PBF Comics.

4 comments:

  1. Penso que tudo isso está muito além de nossas experimentações e conveniências, que qualquer conclusão é interpretação pessoal e que talvez a ciência não seja tão boa quanto possa. Mas eu só acho. H. B.

    ResponderExcluir
  2. "Mentes (muito) diferentes, com gostos diversos, mas que geralmente defendem ideias (muito) parecidas e tem os mesmos desejos" Tive a oportunidade de ler sobre 3 de vocês, e é assustador como apesar de uma maneira particular de transmitir o que pensa, ou mesmo sobre o que pensa, em si, todos parecem convergir para um mesmo objetivo. Meus parabéns pelo Blog.

    Ps: Não seria interessante se o mundo acabasse mesmo no dia 21? Acho que o autor de Frustrações e Lamentações concordaria comigo.

    A.S.

    ResponderExcluir
  3. Bom, concordo quando diz: "qualquer conclusão é interpretação pessoal e que talvez a ciência não seja tão boa quando possa". Isso também podemos chamar de "diversidade cultural", não é? Cada cultura se apega às suas crenças e valores. Eu continuo me apegando à ideia de que o fim não "está próximo", haha.
    Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, ao segundo comentário. Sim, somos bem diferentes, mas acabamos concordando sobre a maioria dos assuntos.
    É ótimo saber que existem pessoas que estão atentas a isso! Haha. Ficamos muito gratos pelo elogio.
    Haha, bom, seria (em termos) bom pra ele, mas eu não acharia uma boa ideia. Ainda tenho muito o que viver.
    Obrigada, mais uma vez, e continue nos acompanhando, A.S.! :)

    ResponderExcluir