Frustrações e lamentações

Estudar, estudar e estudar... Isso é o que a maioria das pessoas espera, hoje, de um jovem de 18 anos... Estar em uma boa faculdade e garantir seu futuro... Qualquer pequeno "desvio" é motivo de críticas e lamentações, vindo principalmente dos mais velhos. Receber críticas e lamentações, acontece comigo quase todos os dias, e muitos devem passar pela mesma situação. Então, temos que aprender a conviver com isso, não é? Não! Por que temos que aceitar críticas de pessoas que querem tentar moldar o nosso futuro?!
"Você faz o que você ama, e que se foda o resto."


Fisicamente, larguei a faculdade. Não compareço às aulas desde junho, eu acho. Passei meses em um curso do qual não gostava e muito demorei para - finalmente - decidir tentar algo de novo na minha vida e prestar vestibular mais uma vez. Para quem leu o meu texto anterior, “Escolhas para o seu futuro”, já deve entender a minha história e o meu ponto de vista em relação a provas de vestibular e cursos.

Procurar algo novo pra fazer e tentar seguir meu próprio caminho, sem ter alguém para me obrigar a ir pra faculdade, parece uma vida perfeita, mas não tão fácil assim. Sou apenas um jovem de 18 anos sustentado pelos pais, claro, eles não se conformam de eu ter largado a faculdade, quase todos os dias eu ouço: "Tu não vais mais para a aula mesmo?", "Vais fazer o quê da tua vida agora?", "Tá, vais desistir do curso, mas e aí?", "Tu achas que vais passar de novo? E se tu não passares de primeira? Pensa que a vida é fácil?", "Nessa besteira tu já vais perder 3 ou 4 anos. Por que tu não te formas logo, mesmo não gostando do curso?" etc. E não é só em casa, onde eu trabalho às vezes aparecem uns conhecidos e me dão esse mesmo sermão. Imagine o quão irritante é ouvir isso sempre.

Eu poderia dar as mais diversas desculpas ruins, tipo: "Eu sou muito novo, tenho bastante tempo pela frente" ou "Não se preocupem, eu não vou ficar igual a fulano que está com 50 anos na merda sem expectativas para sua vida". De certa forma, eu entendo a preocupação das pessoas, mas eles pensam que eu estou feliz com isso?! Trabalhar 8 horas por dia – enquanto não faço faculdade, novamente –, ganhar pouco e deixar passar esses 3 ou 4 anos. Nossa, que motivo de felicidade e orgulho! Já não basta estar literalmente "na merda" e ainda tenho que ficar ouvindo sermão das pessoas que passaram a vida toda fazendo o que não gostam e tentam repassar esse maravilhoso modo de vida para a próxima geração?  
Como alguns imaginam o meu futuro sem a faculdade.
Modo de vida de como ser rico e infeliz, casar e virar dona de casa ou ser o "homem da casa", para sustentar a família. Se esses são os princípios que muitos "velhos" querem nos passar, prefiro ser a "ovelha negra" da sociedade. Qual o problema em ser "pobre" e feliz, não casar ou até mesmo ter as contas divididas por todos os membros da família? E qual o problema em tentar um caminho novo na vida? Ir contra o "modelo" das gerações passadas é tão errado assim?

Posso e vou receber muitas críticas por estar criticando os mais "velhos", críticas do tipo: "Eles viveram em uma época diferente da nossa, tiveram criações diferentes". Mas quer saber? Foda-se! Se eles têm mais experiência de vida e tentam nos moldar com seus conhecimentos de mundo, eu tenho pouca paciência e muita frustração pra aceitar qualquer ideia que eu pense estar, pelo menos para mim, ultrapassada.

Fonte das imagens (respectivamente): CinetoscópioSob o seu lago.

8 comments:

  1. Já senti uma sensação parecida! E olha que eu só tenho 16 anos, mas é só falar meus planos e ideias que começa a encheção de saco. As pessoas tentam nos ajudar mas falam cada besteira e esquecem que o importante é a gente escolher fazer o que gosta, ainda mais quando é jovem. É muito mimimi e preocupação a toa.

    Por isso não escuto palpite de gente que não sabe quem sou ou pelo o que passei. Tem coisas que a gente só deve decidir por nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. gostei de seu texto e do primeiro comentário,
    são a minha vida em palavras.

    ResponderExcluir
  3. Esse video http://vimeo.com/44130258 resume muito bem o que falaste.
    Adorei o post. ;)

    ResponderExcluir
  4. É incrível, os pais, os tios, os primos... a sociedade, todos tentam nos enquadrar em um "padrão". E o que é pior, o argumento mais frequente que ouço “ideologia passa, um dia vais sair do teu mundo ‘imaginário’ e se deparar com a realidade”. Que se f...! Quero viver a minha "falsa ideologia" e ser feliz. Independente de agradar (ou não!). Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço os comentários. Realmente... A vida não anda fácil pra ninguém. Rs

    ResponderExcluir
  6. Acho que nalgum momento da vida todas as pessoas passam por momentos de frustração, incerteza, ansiedade ou angústia sobre o futuro. Parece bastante natural, embora as pessoas - a maioria - não classifiquem como correto ou adequado. Quando não temos muitas ambições - materiais - ou antes de sabermos exatamente 'quem' queremos ser - o que pode levar a vida toda -, é comum encontrar quem nos diga "você não quer nada da vida" ou "se eu tivesse a oportunidade que você tem eu não desperdiçava - no caso da faculdade". Tudo que se espera é que nos encaixemos em moldes e que sejamos felizes por isso. Às vezes, também penso em largar faculdade, por conta de pressões, por incerteza ou por pura falta de paciência com infinitas as cobranças, mas contínuo lá, tentando encontrar um destino. Mas EU escolho.
    Sou totalmente contra pressões do tipo "você tem que ter diploma em algo". Sou contra esse modelo que dita que uma pessoa só vale o conhecimento que tem - no caso, só vale com 'canudo' na mão. Entretanto, adoro estudar, no meu tempo, do meu jeito, e sobre os assuntos que me interessam. À merda quem disser que o que dá futuro é medicina ou direito. Quero ser livre para estudar as ciências, filosofia, religião, artes, história, astrologia e tudo que me der na telha. É o meu tempo e, na medida que sou meu próprio sustento - pena dos sustentados pelos pais -, quero meu direito à liberdade, sem culpa.
    Entendo perfeitamente seu ponto, Jean. Um dia você, e ninguém mais, descobrirá se sair da faculdade foi uma boa decisão ou precipitação. Mas como decisão sua, a porra da responsabilidade é sua também, e ninguém tem que meter o bedelho. Ninguém tem direito a fazer terrorismo e manipulação sentimental. Se você não estuda, mas trabalha, o que mais querem da sua vida?
    Agora sim, sou a favor de pessoas úteis para a sociedade. Não gosta da faculdade? Quer cursar outra coisa? Não quer cursar nada? Quer ser padeiro, agricultor, criador de cabras? Perfeito! Mas tem que fazer algo útil. Tem que TRABALHAR!

    ResponderExcluir
  7. Hahaha.
    Tome meu "like" pelo seu comentário, Kel.
    Faça a merda, mas tome a responsabilidade pra si.
    Isso mesmo, se não quer estudar, trabalhe. Seja útil.
    Um abraço e continue lendo os nossos textos ^^

    ResponderExcluir