Frustrações e lamentações

Estudar, estudar e estudar... Isso é o que a maioria das pessoas espera, hoje, de um jovem de 18 anos... Estar em uma boa faculdade e garantir seu futuro... Qualquer pequeno "desvio" é motivo de críticas e lamentações, vindo principalmente dos mais velhos. Receber críticas e lamentações, acontece comigo quase todos os dias, e muitos devem passar pela mesma situação. Então, temos que aprender a conviver com isso, não é? Não! Por que temos que aceitar críticas de pessoas que querem tentar moldar o nosso futuro?!
"Você faz o que você ama, e que se foda o resto."


Fisicamente, larguei a faculdade. Não compareço às aulas desde junho, eu acho. Passei meses em um curso do qual não gostava e muito demorei para - finalmente - decidir tentar algo de novo na minha vida e prestar vestibular mais uma vez. Para quem leu o meu texto anterior, “Escolhas para o seu futuro”, já deve entender a minha história e o meu ponto de vista em relação a provas de vestibular e cursos.

Procurar algo novo pra fazer e tentar seguir meu próprio caminho, sem ter alguém para me obrigar a ir pra faculdade, parece uma vida perfeita, mas não tão fácil assim. Sou apenas um jovem de 18 anos sustentado pelos pais, claro, eles não se conformam de eu ter largado a faculdade, quase todos os dias eu ouço: "Tu não vais mais para a aula mesmo?", "Vais fazer o quê da tua vida agora?", "Tá, vais desistir do curso, mas e aí?", "Tu achas que vais passar de novo? E se tu não passares de primeira? Pensa que a vida é fácil?", "Nessa besteira tu já vais perder 3 ou 4 anos. Por que tu não te formas logo, mesmo não gostando do curso?" etc. E não é só em casa, onde eu trabalho às vezes aparecem uns conhecidos e me dão esse mesmo sermão. Imagine o quão irritante é ouvir isso sempre.

Eu poderia dar as mais diversas desculpas ruins, tipo: "Eu sou muito novo, tenho bastante tempo pela frente" ou "Não se preocupem, eu não vou ficar igual a fulano que está com 50 anos na merda sem expectativas para sua vida". De certa forma, eu entendo a preocupação das pessoas, mas eles pensam que eu estou feliz com isso?! Trabalhar 8 horas por dia – enquanto não faço faculdade, novamente –, ganhar pouco e deixar passar esses 3 ou 4 anos. Nossa, que motivo de felicidade e orgulho! Já não basta estar literalmente "na merda" e ainda tenho que ficar ouvindo sermão das pessoas que passaram a vida toda fazendo o que não gostam e tentam repassar esse maravilhoso modo de vida para a próxima geração?  
Como alguns imaginam o meu futuro sem a faculdade.
Modo de vida de como ser rico e infeliz, casar e virar dona de casa ou ser o "homem da casa", para sustentar a família. Se esses são os princípios que muitos "velhos" querem nos passar, prefiro ser a "ovelha negra" da sociedade. Qual o problema em ser "pobre" e feliz, não casar ou até mesmo ter as contas divididas por todos os membros da família? E qual o problema em tentar um caminho novo na vida? Ir contra o "modelo" das gerações passadas é tão errado assim?

Posso e vou receber muitas críticas por estar criticando os mais "velhos", críticas do tipo: "Eles viveram em uma época diferente da nossa, tiveram criações diferentes". Mas quer saber? Foda-se! Se eles têm mais experiência de vida e tentam nos moldar com seus conhecimentos de mundo, eu tenho pouca paciência e muita frustração pra aceitar qualquer ideia que eu pense estar, pelo menos para mim, ultrapassada.

Fonte das imagens (respectivamente): CinetoscópioSob o seu lago.