A leitura é a base do mundo

"A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional." (Umberto Eco)

Na era tecnológica na qual vivemos, as pessoas parecem estar deixando cada vez mais a leitura de lado e dando prioridade a coisas fúteis e desnecessárias que o mercado nos apresenta: seja a adaptação de um livro para as telas do cinema – que muitas pessoas deixam de ler a obra já que ver o filme é "mais divertido" –, ou seja, as novas tecnologias que surgem a todo momento, que servem para induzir o consumidor a escolhê-las ao invés de um simples monte de papel. Mas o que as pessoas estão esquecendo é que a leitura é fundamental para o ser humano, para a sociedade e para a vida. Imagine você, que está lendo este blog agora, o que seria do mundo sem a leitura, sem a fantasia, sem a magia, sem o mistério e sem o conhecimento advindo dos mais diversos tempos e mentalidades? Pois é, um grande vazio.

Não pense que eu estou aqui para dar lição de moral ou acreditando que irei mudar o mundo, muito pelo contrário. Eu acredito, sim, que o mundo possa ser conscientizado e melhorado através da leitura, mas não acho que vai ser sentada em frente a um computador que isso irá ser realizado, é preciso agir. Muitas pessoas e associações, no Brasil e no mundo, agem em função dessa ideia e, ainda que com ações simples, contribuem para a construção de um mundo melhor, menos alienado e mais consciente em relação ao conhecimento.

Bicicloteca (SP): o projeto conta, atualmente, com duas bicicletas e leva ao centro da cidade
de São Paulo livros para os mais variados gostos.
Entretanto, nem toda a população brasileira tem acesso a esses projetos e ações sociais – e, na maioria das vezes, as escolas não incentivam a leitura a seus alunos. Logo, podemos perceber que o hábito da leitura está pouco presente no território brasileiro, e, enquanto não houver um maior apoio, incentivo e preocupação por parte das escolas e do governo acerca desse problema, a sociedade irá permanecer nessa situação. Mas não adianta os educadores apenas "empurrar" os livros aos alunos e dizer que é importante ler, se nem eles possuírem esse costume. É uma questão de passar um sentimento e ensinar ao outro o que a leitura pode proporcionar a vida de cada um. E é o que acontece com a educação dentro de casa: se os pais possuem um hábito, automaticamente ele é repassado aos filhos, que passam aos netos e assim por diante.

Além disso, não há como incentivar crianças ou jovens a ler, logo de cara, com um livro antigo de poesias, por exemplo. Os jovens, em geral, buscam algo que os chame atenção, como livros com aventuras e seres mitológicos, que atualmente fazem bastante sucesso. E, sendo assim, buscando atrair os jovens com histórias que lhes chamem atenção, é possível fazer com que estes desliguem-se, um pouco que seja, do mundo tecnológico no qual estão inseridos e entrem em um mundo mágico que é a leitura.

Ônibus-biblioteca (SP): o projeto conta com nove veículos e tem como objetivo atender
comunidades mais distantes do centro com as mais diversas leituras.
Ainda que os livros estejam perdendo espaço na sociedade, está havendo uma união entre tecnologia e leitura, os chamados e-books – livros digitalizados que podem ser acessados por diversos aparelhos eletrônicos. Portanto, se você não quer abrir mão de seus aparelhos eletrônicos, mas quer inserir-se ao mundo da leitura, há um mundo de opções que lhe permite tais ações. A leitura está em todos os lugares, basta apenas escolher como e onde utilizá-la. Talvez eu esteja errada em minhas concepções e ideias sobre o assunto (ou apenas falei o que todos já sabem), mas essa é a opinião de uma jovem estudante que ainda acredita em um mundo melhor.

Fonte das imagens (respectivamente): Freguesia do Livro,  Prefeitura de São Paulo e Câmara dos Vereadores de São Paulo.

1 comments: