A explosão do RAP no cenário brasileiro

O RAP - termo que significa rhythm and poetry (ritmo e poesia) - surgiu na Jamaica na década de 1960. Esse gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova York, no começo da década de 1970. Jovens de origem negra e latina, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.

Esse ritmo veio evoluindo desde 1986, quando apareceu no cenário brasileiro e,  hoje em dia, vários ritmos foram adicionados às letras ritmadas, como, por exemplo, o samba, o rock e o reggae, e assim o público brasileiro foi tomando gosto pelo estilo de música que muito já sofreu preconceito por ser vista como música de periferia e associada à criminalidade.

Trata-se de uma música de batida forte e ritmada e, na maioria das vezes, tida como forma de protesto e exposição das mazelas sociais. Em suma, letras ricas em conhecimento e realidade social, é isso que encontramos na vertente nacional desse estilo musical. Vários artistas brasileiros vêm se destacando nesse estilo musical nos últimos anos: Criolo, Projota, ConeCrewDiretoria, Oriente, Emicida e, claro, clássicos como Racionais MC's e Gabriel, o Pensador.

Confesso que nunca imaginei que gostaria desse estilo musical, mas, com o tempo, a aceitação e compreensão da qualidade de produção, letras e ritmo vieram. Não vejo o porquê de não exaltar a importância da valorização da música nacional, temos artistas muito talentosos e me atrevo a dizer que acho um pouco de hipocrisia alguém dizer que escuta Jay-Z e 50 Cent, mas não aprecia o trabalho de Gabriel, o Pensador.


Fonte da imagem: Last.fm.

Yasmin Oliveira
Prefiro ser chamada de Mena. 19 anos. "Futura" administradora. Viciada em música. Tento tocar violão. Tenho mania de ler vários livros ao mesmo tempo e não terminar frases. Indecisa e inconstante por natureza. Pseudo-escritora. [Os outros]

0 comments:

Postar um comentário