Escolhas para o seu futuro

Fim do ano se aproximando, o que vem por aí? Natal, Ano Novo, Dia das Crianças, Dia das Bruxas?! Não, vestibular... Lá vem outro me encher a paciência com revistinhas, conselhos ou fórmulas milagrosas para me fazer passar. Bem, fiz as provas há dois anos, sei como é estressante...

Assistir aulas o dia todo, fazer simulados, estudar de forma redobrada (ou não)uma intensa rotina da qual todos querem se ver livres. O problema é que muitos pensam da seguinte forma: "Foda-se tudo, só quero sair do convênio/cursinho, sei que tudo vai melhorar sendo um universitário".

 Não posso julgá-lo, eu também pensava assim. Acho um peso muito grande 
para adolescentes de 15/16/17 anos escolherem um curso que talvez "defina o seu futuro". Muitos vestibulandos não têm a mínima ideia sobre qual curso escolher, mas eu sei que, com o passar dos anos, esses atuais vestibulandos vão amadurecer e pensar um pouco melhor a respeito de suas escolhas.

Bem, como já falei mais acima, prestei vestibular há dois anos, passei nos cursos que, na época, eu pretendia cursar – atualmente, estou cursando Sistemas de Informação na UFPA -, mas estou longe de estar satisfeito. Arrependo-me de não tentar fazer as provas do vestibular este ano (as inscrições já encerraram). Passei muito tempo hesitando em desistir do meu curso, estava com medo de "ficar pra trás" e também com preguiça de fazer a prova do ENEM mais uma vez, mas, depois de pensar bastante, decidi prestar vestibular no próximo ano. Não me preocupo mais em esperar um pouco para poder estar preparado o suficiente.

Eu, sinceramente, invejo as pessoas que têm um curso com o qual se identificam, deve ser muito bom ter um objetivo concreto, acreditar que está a vida toda se preparando para tal, acreditar que nasceu para tal profissão, mas, ao mesmo tempo, deve ser bastante estressante, se for uma meta muito difícil de se alcançar, por exemplo, falhar várias vezes deve desanimar, e, às vezes, cria-se aquela dúvida: "Será que é isso que eu realmente devo fazer?"

Conheço várias pessoas que este ano irão prestar vestibular pela primeira vez, muitos dos quais não sabem quais cursos escolherão – alguns de nossos colunistas, inclusive, fazem parte desse grupo. Tento não pressioná-los a respeito da escolha dos cursos - e queria que eles relaxassem mais, tanta pressão e estresse vão sobrecarregá-los.

Por isso, meu caro gafanhoto, se você se identifica com algum dos grupos que citei acima, pense um pouco mais, tente fazer as escolhas certas. Faça o curso que deseja, não tenha medo de desistir das escolhas erradas e, claro, me convide para as suas festas de aprovação. Acredite, eu sei como você se sente. Final clichê, oh yeah!

Fonte da imagem: Uol Vestibular.

0 comments:

Postar um comentário