O Brasil que o país desconhece

Zach Condon, vocalista do Beirut, durante apresentação em São Paulo.
Somos bombardeados diariamente pela cultura de outros países e algumas vezes acabamos absorvendo essa cultura e esquecendo a cultura brasileira. Algumas pessoas - os jovens, em sua grande maioria - escutam apenas músicas internacionais e acabam não conhecendo a própria música brasileira, que engloba artistas de uma qualidade incrível – não, eu não estou falando de artistas que cantam músicas com letras sem sentido e com refrão monossilábico, estou falando de artistas como Cazuza, Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Tiê, entre outros artistas que, por mais incrível que possa parecer, fazem mais sucesso no exterior do que no Brasil.

Entretanto, não acho que seja ruim escutarmos músicas de outros países, até gosto de algumas bandas internacionais mais do que gosto das do meu próprio país, apenas acho que nós, brasileiros, deveríamos dar mais valor à música nacional.

Algumas bandas, como Beirut, são apaixonadas pela música brasileira, e já chegaram até a gravar algumas músicas nacionais. Então, se até em outros países nossa música é reconhecida, por que não conseguimos sentir a mesma paixão pela nossa própria música?

O que me pergunto é se a culpa por não conhecer a própria cultura é das pessoas, que não se interessam pelas coisas do país, ou da mídia, que não divulga devidamente os artistas brasileiros. Se ligarmos a TV e colocarmos em um programa de clipes musicais, por exemplo, raramente veremos um clipe nacional.
Caetano Veloso em participação no filme Fale com Ela (2002), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.
Hoje, felizmente, não temos apenas a TV como meio de comunicação, temos também a internet, que nos fornece uma vasta quantidade de informação: basta fazermos uma breve pesquisa sobre música brasileira que facilmente encontraremos grandes artistas. Está tudo à nossa disposição, basta deixarmos um pouco de lado o que não nos é de origem e voltar os olhos – e, no caso, os ouvidos – para o que é nosso. E eu lhe garanto, caro leitor, que você vai se encantar.

Versão do Beirut de O Leãozinho, do Caetano Veloso.

Fonte das imagens (respectivamente): Flickr e Noticias de Navarra.

1 comments:

  1. Estava pensando nisso ontem ;temos tanta riqueza musical ,pena que muitos desconheçam.Ultimamente tenho ouvido muita música brasileira,muitas eu conheci através do Face .Acredito ser uma das grandes pontes entre os músicos e seus fãs -as páginas e perfis criados -,têm me feito conhecer muita música boa .Muitos eu só vejo pela intenet ,na mídia não há muito espaço ,não dão ,sei lá porque .Preferem mostrar o quadradinho de 8 rs.
    Gostei muito do texto .
    http://poemadecadadia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir