Falso patriotismo

“Seu carro é americano,
Seu queijo é holandês,
Seu azeite vem da Espanha,
O seu vinho é português,
Dentro do seu palacete só se fala inglês.”
Falso Patriota – Geraldo Pereira

Em um belo dia de trabalho lá estava eu, tranquilo e fazendo meu serviço, até que ouço a conversa de duas pessoas: um dos indivíduos estava falando mal da Seleção Brasileira de Futebol e o outro criticando-o porque se deve, acima de tudo, ter amor à nossa pátria. Ah, quantas vezes já não ouvi isso... “Seja patriota”.

Nunca morei em nenhum outro país, portanto não sei como é o “amor pela pátria” por lá, mas aqui, no Brasil, as pessoas têm o costume de se acharem patriotas ao extremo, mas, na maioria dos casos, tudo não passa de pura hipocrisia. Por quê? Simples, se você se acha patriota apenas por torcer fervorosamente para uma seleção esportiva, parabéns! Zeus está lá no Olimpo rindo às suas custas enquanto você declara no Facebook que o Brasil é um país de merda e que você sonha morar em Paris.

Claro, não vejo problema nenhum em as pessoas quererem visitar lugares novos, sair um pouco da rotina, conhecer novas pessoas etc. O problema é ver alguns desses indivíduos criticando tudo o que há no Brasil quando estão fora. “O Brasil não é limpo assim”, “lá as coisas são todas desorganizadas”. Claro! Você não mexe a bunda para jogar esse lixo em um lixeiro, prefere jogar na rua...

Alguns dizem que temos que valorizar os “pertences” do Brasil, mas ainda repetem o velho discurso de que os portugueses é que descobriram este país e nos trouxeram a civilidade. Elogiam a comercialização de produtos com mão-de-obra brasileira, mas só compram produtos importados. Claro, não estou dizendo para você começar a usar somente produtos brasileiros nem que não se deve criticar o país, mas, pelo menos, pare de se achar patriota só porque você gosta de futebol. 

Não, não sou patriota, nem odeio o meu país. Não iria a uma guerra para defender o Brasil, nunca gostei da seleção futebolística deste país, mas também não sonho em me mudar deste país para sempre e não fico jogando lixo pela cidade. Acha-se "o" patriota? Bom, pare de sujar o país, deixe o “jeitinho brasileiro” de lado, não pense que futebol é tudo. Assim, quem sabe, as pessoas não começam levar a sério esse seu amor à pátria e, talvez, o próprio Brasil.

Fonte da imagem: Futebosta.

0 comments:

Postar um comentário