Adeus aos serviços postais?

Novo! Lançamento! Atualize-se! Essas e mais outras expressões estão constantemente no nosso cotidiano, nos persuadindo para nos mantermos "modernos" diante de um mundo que depende cada vez mais da tecnologia nas relações profissionais e, sobretudo, nas relações sociais.

Entre os serviços que a tecnologia nos oferece, faço o uso do e-mail. No entanto, por mais que ele seja prático e, dentre outras qualidades, instantâneo, não 'abro mão' de escrever cartas e colocá-las nos correios, pois é um recurso pelo qual eu ainda posso me comunicar com os meus avós, que moram distante de mim.

Como a geração deles não tem tanta facilidade quanto a juventude contemporânea em utilizar a tecnologia para manter contato, foi necessário eu me adaptar à realidade deles — e gostei! Afinal, enviando cartas, além de o preço ser menor, posso entrar em contato com a caligrafia dos meus avós, assim como senti-los mais perto de mim através da memória olfativa, proporcionando-me nostalgia.

Outro motivo pelo qual eu uso os correios e sentiria falta de seus serviços, caso eles fossem completamente substituídos pelas novas tecnologias e desaparecessem, é devido a estes não me importunarem com spam, isto é, lixo eletrônico, cujo problema a tecnologia não resolveu  aliás, pode-se dizer que o mundo moderno o criou e depende dele para disseminar suas propagandas, muitas vezes repetitivas e indesejadas.

Decerto a tecnologia eletrônica ofuscou e desvalorizou os serviços postais na nossa nova rotina instaurada pela velocidade tecnológica. Porém, mesmo que eles tenham um fim, continuarão tendo valor sentimental para mim  e acredito que para outras pessoas também , porque a emoção que se sente quando se recebe uma carta direcionada a si permanece atual e dificilmente ficará no passado.


Nota do autor. As ideias aqui expressadas podem não conter vínculo com a realidade; elas foram expostas em uma produção textual cujo objetivo era o de avaliar o desempenho no registro escrito da língua, bem como a seleção de argumentos para desenvolver um ponto de vista.

Fonte da imagem: Parada Temporal.

0 comments:

Postar um comentário