Desmitificando o mito da felicidade

Queremos ser felizes. A todo momento, somos cercados por várias "ofertas" que prometem nos fazer conseguir isso, cada uma de uma forma diferente, mas com um fator em comum: o consumo. E é assim que se inicia o mito da felicidade.

Bem, esta é uma era consumista, isso não podemos negar. A venda e a compra são as principais preocupações atuais e há uma grande busca em transformar tudo o que puder em consumo, sobretudo a felicidade. Esta é usada não como um produto em si, mas como um fim, uma consequência da, e somente da, obtenção de um produto. A exemplo disso, podemos ver que em praticamente todas as propagandas as pessoas estão felizes principalmente nas de margarina, como essa família ao lado, porque compraram certo carro, porque usam certo perfume, porque consomem certa marca de congelados.

Pior ainda quando as publicidades tratam da felicidade descaradamente, como é frequente na Coca-Cola:


E também em diversas outras marcas e empresas, como a Kibon e o Magazine Luiza:



Para mim, um exemplo clássico é a campanha do Pão de Açúcar, "O que faz você feliz?". Clássico pelo fato de que já faz anos que circulou pela televisão, mas mesmo assim continua na minha cabeça. A propaganda lista diversas coisas que podem fazer uma pessoa feliz, como beijos, futebol e matar a saudade. É claro que, para isso, usa imagens de pessoas de diferentes idades, sexo, cor e condição financeira, o que faz com que o público, inconscientemente, aproxime-se identifique-se com a da propaganda. Acrescenta-se a isso o fato de que a narração é feita em forma de perguntas, fazendo-nos refletir involuntariamente sobre o assunto. O comercial tá lindo, fofo, filosófico... e aí termina: "Pão de Açúcar, lugar de gente feliz". Ou seja, se alguma dessas coisas te deixa feliz, vem pro Pão de Açúcar, lugar de gente feliz. Incrível. Genial, devo admitir. Eu mesma fiquei com vontade de ir pro Pão de Açúcar, tive a impressão de que lá se poderia encontrar todas essas coisas que podem deixar a gente feliz. (Se você não lembra da propaganda, assista aqui.)

Percebeu como se cria um mito a respeito da felicidade, o mito de que o consumo deixa a gente feliz?

O fato é que quando olhamos as pessoas que aparecem nas propagandas, aspiramos ser como elas, queremos estar sempre sorrindo, divertindo-nos e sendo bem-sucedidos e, dessa forma, essa ideologia repassada pelos meios de comunicação acaba por nos seduzir e conquistar, a ponto de que, sem muitas vezes nem nos darmos conta, compramos esses produtos, esperando que eles tragam prosperidade.

Além disso, não basta apenas ser feliz, atualmente também queremos (e por muitas vezes isto é ainda mais desejado que ser feliz) mostrar para todos o quanto somos felizes. É fácil de se identificar isso nas redes sociais da internet, nas quais aparentemente todos são felizes, todos os casais se amam loucamente e a vida de todo mundo é bem agitada, animada e recheada de sucessos profissionais. Fazemos uma grande seleção do que vamos publicar/anunciar na internet para que essa ideia de "vida perfeita" fique demonstrada. 

Mas tudo isso não é fenômeno exclusivamente online, mas também offline: nas típicas casas de família, por exemplo, encontramos fotos emolduradas dos membros, transmitindo sempre harmonia, felicidade plena, união, sucesso e perfeição.

Só que tá na hora de esquecer toda essa bobagem e começar a se focar no que realmente traz a felicidade. Pode ser que seja realmente beijos, futebol e matar a saudade, como a propaganda do Pão de Açúcar sugeriu. Mas não precisamos ir lá pra ter tudo isso, não precisamos consumir para conseguir isso. Não há fórmula exata nem um produto perfeito para alcançar a felicidade. A gente tem que buscar valorizar esses pequenos momentos e coisas que nos trazem emoções positivas e não ficar se neurando, tentando descobrir o que comprar para alcançar isso. Precisamos deixar de lado a pressão por ser feliz, parar de procurar a felicidade e, acima de tudo, viver bem, em paz, seja qual for o significado disso para cada um. Temos que viver o agora e desmitificar o mito da felicidade, para que, então, possamos ser felizes.

"Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. 
Façam de suas vidas uma coisa extraordinária."
(Sociedade dos Poetas Mortos)

Fonte das imagens (respectivamente): Mãe de 2ª!, Wanderson Nogueira, Biscoitos Sortidos e GuiC.

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