Thánatos

A tanatofobia, para quem não sabe, é a fobia na qual a pessoa tem medo da morte. Essa fobia recebeu esse nome devido à mitologia grega, na qual Thánatos é a personificação da morte. Se identificou? Pois é, a maioria das pessoas, assim como eu, compartilham desse medo. Isso porque existem vários tipos de medos da morte, como, por exemplo, o medo do que vem depois da morte, normalmente ligados à religião; o medo do processo de morrer (sofrimento prolongado, fraqueza, dependência, estar exposto e vulnerável etc); e o medo do deixar de existir.

Bem, medo é um sentimento natural e fundamental para a adaptação e sobrevivência da espécie humana, sendo necessário para que sejamos prudentes frente a perigos que possam prejudicar a nossa vida, e o medo da morte não escapa disso, ele é importante pois resulta do instinto de conservação e manutenção da  nossa existência. No entanto,  para não haver confusão, medo não é sinônimo de fobia, pois o que caracteriza a fobia é um medo excessivo, irracional, que persiste com o tempo, em relação a um objeto ou a uma situação fóbica, ou mesmo pela sua antecipação.

Quando nos deparamos a situações que nos levam a pensar em nossas fobias,  o sentimento de angústia e ansiedade é tão grande que tendemos a evitar tais situações. Em relação à fobia aqui falada, para se ter uma noção, há pessoas que chegam à contradição de se matarem só para não terem que esperar pela morte, ou seja, para não terem que viver tais angústias.

Bom, não sei se o meu medo se caracteriza como fobia, mas, assim como os fóbicos, faço de tudo para não tocar no assunto. Um bom exemplo disso é um dia em que eu estava assistindo a um programa no Discovery Channel e, durante o intervalo comercial, passou uma propaganda no qual eles falavam sobre o universo, sua imensidão e possível fim. Não consigo expressar em palavras como me senti, quando, por acidente, assisti a essa propaganda, só sei que mudei imediatamente de canal e fiquei extremamente ansiosa, chegando até a chorar, por uma simples possibilidade de um fim. Sim, eu caracterizaria o meu medo como o medo de deixar de existir.

“A morte é a pior de todas as coisas; pois é o fim de tudo.”Aristóteles

O que para alguns é um alívio, me dá calafrios. Não entendo como o argumento de que a morte "é como antes de você nascer" pode tranquilizar alguém ou como achar que a morte é como dormir sem sonhar pode ser bom, já que, para mim, a única graça do sono, tirando a parte da recuperação de energias, são os sonhos. 

Talvez os que acreditem em um céu, ou até mesmo em um inferno, após a morte, sintam-se melhor em relação a isso, ou talvez até os espíritas, os quais acreditam que existe uma possibilidade de reencarnação. Enfim, trago-lhes, como de costume, uma música que mais ou menos expressa o que eu quero dizer:

"Este é o fim,/ Meu único amigo, o fim/ De nossos planos elaborados, o fim/
De tudo que está de pé, o fim/ Sem segurança ou surpresa, o fim/
Nunca vou olhar em seus olhos... outra vez/ Consegue imaginar como será 
Tão sem limites e livre/ Desesperadamente precisando da mão de algum estranho 
Em uma terra de desespero?"

Fonte da imagem: Wikipedia.

1 comments: