Periférico



Você conhece o MC Nego do Borel? Não? O Caetano Veloso sim, e até se amarra no cara. Eu estava zapeando pelos canais da TV certo dia e acabei me deparando com uma entrevista do MC Nego do Borel feita pelo Danilo Gentili - não sou fã do humorista, mas admito já ter rido de algumas de suas graças e, inclusive, já ter falado um pouco sobre humor há um tempo atrás - e acabei deixando no canal para ver no que dava.

Autênticos

Autenticidade é difícil de descrever. Acho que está nos olhos de quem vê. Mas, para termos educacionais, podemos dizer que existem três formas de autenticidade: ineditismo, emocionalismo e posicionamento. Escolhi dois exemplos de vídeos do youtube que acredito que representem essas três formas.

Educações e racismos



Pensei bastante antes de falar sobre discussões historiográficas num blog mais "leve" como o Fragmentos. Sabendo que a leitura acadêmica fora das universidades ainda é muito restrita, imaginei que uma resenha desse tipo não agradasse aos internautas, leitores mais acelerados e multifuncionais. Por outro lado, gosto sempre de lembrar que o texto mais visualizado dessa coluna trata sobre o mito da democracia racial no Brasil, desconstruído justamente a partir de referências acadêmicas. Outrossim, se não fosse para ultrapassar os muros da universidade, como normalmente acontece, e socializar os conhecimentos produzidos ali, não faria sentido para mim estudar numa instituição pública. Na verdade, não faria sentido estudar.

Ligados pelo amor



Em uma mistura de drama com comédia romântica, o filme que irei apresentar conta a história de uma família com problemas amorosos. Colocado desta forma, parece mais um dos milhares de filmes que falam de amor, bastante clichê. Mas talvez seja o fato de essa família ser uma família de escritores que faça a diferença. Ou ainda por tratar os problemas do coração sob várias perspectivas, através de um escritor famoso e premiado que ainda espera pela sua esposa que o deixou há três anos, sua filha às vésperas de publicar seu primeiro livro que não acredita no amor e seu filho sensível e apaixonado por uma garota problemática. Ou por trazer atores como Logan Lerman, Lily Collins e Greg Kinnear, entre outros, que fizeram um ótimo trabalho. Ou por trazer personagens com os quais nós nos identificamos bastante, principalmente para os escritores. Ou talvez, só talvez, seja tudo isso junto, aliado a inúmeros outros detalhes, a razão de Ligados pelo amor ser um filme incrível e extremamente cativante.

Especial: Oscar 2014 - O Lobo de Wall Street


"O Lobo de Wall Street” concorre ao Oscar de hoje em cinco categorias: filme, diretor, ator, ator coadjuvante e roteiro adaptado. No caso, as figuras da disputa são Martin Scorsese, Leonardo Di Caprio, Jonah Hill e Terence Winter. Todos, sem dúvida, são merecedores de atenção do público cinéfilo, mas não vejo nenhum deles entre os favoritos pela Academia. Entre eles, Di Caprio talvez seja o mais distante da estatueta, mais uma vez.

Especial: Oscar 2014 - Trapaça



Concorrendo ao Oscar de Melhor Filme e Direção, David O. Russell é um dos favoritos para levar a estimada estatueta neste ano. Sua obra Trapaça (American Hustle) conta com incríveis 10 indicações, incluindo as de Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Atriz (Amy Adams), Melhor Ator Coadjuvante (Bradley Cooper), Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence) e Melhor Roteiro Original.