Querido e Devotado Dexter

Dexter, um nome bastante conhecido, tanto por conta de seu laboratório quanto por assassinatos em série. Mas poucos sabem que o Dexter psicopata nem sempre foi um personagem de uma famosa série de TV, tendo, na verdade, estreado em um livro de romance sobre um psicopata justiceiro que reside em Miami.

Jeff Lindsay (60 anos, nascido e criado em Miami) é o criador da série de livros sobre Dexter e, ainda que ele tenha conseguido se casar com a sobrinha de Ernest Hemingway (um dos maiores escritores americanos do século passado) e escrito alguns livros na década de 90, foi somente em 2004, com o lançamento do seu primeiro romance sobre o psicopata mais adorado dos últimos tempos, Darkly Dreaming Dexter ("Dexter – A Mão Esquerda de Deus"), que a fama e o reconhecimento finalmente vieram.

A premissa da série de TV e dos livros é a mesma, a vida de Dexter, um analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue que trabalha para Divisão de Homicídios do Departamento de Polícia do Condado de Miami-Dade, o qual tem como hobby matar criminosos que “escaparam da justiça”, pois seu falecido pai adotivo, que era um detetive e, ao ver que Dexter era diferente das outras crianças e “brincava” de um jeito estranho com os animais de estimação da vizinhança, decidiu usar essa qualidade inusitada do menino de forma positiva, ensinando-o o “Código de Harry”, o qual tem ensinamentos que vão de como “fingir ser um humano” até como não deixar as pistas de um assassinato.

Já quanto às diferenças entre a série de TV e os livros, a que mais me encanta no livro é o forte humor sarcástico e sombrio que Jeff Lindsay consegue ter, capaz de fazer o leitor se divertir com um vídeo de uma mulher se automutilando ou com o trânsito homicida (como Dexter costuma dizer) de Miami. Outra característica do livro é o lado sobrenatural dado para o desejo assassino de Dexter, o qual na série é descrito mais como apenas uma vontade quase que incontrolável, no livro é retratado como um personagem, o Passageiro das Trevas, um ser que vive no interior de Dexter e costuma se manifestar apenas em ocasiões “especiais”.

A série de TV é similar aos livros no quesito qualidade, ainda que a adaptação tenha suavizado bastantes aspectos do livro para deixar a trama mais acessível a um público maior, já quanto à história em si, apenas a primeira e, razoavelmente, a segunda temporada da série de TV são similares aos dois primeiros livros, respectivamente. Depois,  ambos caminham para lugares completamente diferentes. Mas isso não significa que um seja melhor ou pior que o outro, apenas diferentes.

Se você assiste a Dexter ou tem interesse por sua trama, não deixe de conferir os livros da série. Neles, o leitor mergulha mais profundamente no cérebro de lagarto do Bom e Submisso Dexter. Enfim, termino com uma de minhas frases prediletas ditas por Dexter em um dos livros de Jeff Lindsay: “...E eu não agia de forma irracional, apenas quando imitava os seres humanos”.

Fonte das imagens (respectivamente): Wikipedia e Em Pauta UFS.

0 comments:

Postar um comentário